EME4 – Manual Patrimônio

Manual Patrimônio.

O módulo Patrimônio do ERP EME4 permite a gestão de bens/produtos patrimoniais envolvendo baixas, transferências, interrupções e acelerações.

No módulo é possível registrar aquisições/compras, transferências entre filiais e baixas/vendas de itens, bem como depreciações e apurações CIAP.

As ocorrências podem ser facilmente consultadas através de relatórios elaborados conforme as necessidades específicas de cada empresa.

Além disso, o EME4 Mobile dispõe de recurso que possibilita a consulta de bens/produtos patrimoniais através de leitura de QR Code.

 

Elementos Fundamentais – Produtos

Para a inclusão de bens/produtos patrimoniais deve-se configurar família de grupo de produto.

Famílias Grupos Produtos

 Elementos Fundamentais > Produtos > Famílias Grupos Produtos

 

Na tela [ Família Grupo Produto ] são configurados depreciação, contas e características referentes à [ Família Patrimônio ]. 

Famílias Produtos

 Elementos Fundamentais > Produtos > Famílias Produtos

 

O cadastro de produtos baseia-se nas configurações efetuadas na tela [ Família Grupo Produto ].

Ao selecionar [ Família Grupo ] estas informações são carregadas automaticamente tornando o cadastro de produtos mais simples.

 

Importação – Produtos

Para a importação de bens/produtos patrimoniais deve-se configurar tipo de operação e integração externa.

Tipo Operação

 Integração Externa > Integração Padrão >Tipo Operação

 

Informar [ Código ] e [ Descrição ] do tipo de operação e selecionar [ Tipo de Movimentação ] e [ Operação ] para importação dos produtos.

Configurar Integração Externa

 Integração Externa > Integração Padrão > Configurar Integração Externa
 
 
Informar [ Layout Integração ] e selecionar a pasta com o arquivo a ser importado em [ Arquivos a Processar ].

Importações

 Integração Externa > Integração Padrão > Importações

 

Na tela [ Importações ] clicar em [ Executar Importações ].

Caso ocorra algum erro deve-se ajustar o arquivo “.txt” e proceder novamente a importação.

  

 

Patrimônio – Bens

Manter Famílias Produtos Patrimônio

 Patrimônio > Bens > Manter Famílias Produtos Patrimônio

 

Informações sobre a família de bens/produtos patrimoniais como, por exemplo, tipo, percentual anual e percentual máximo de depreciação (contábil/fiscal).

Ex.: Veículos, Móveis/Utensílios, Equipamentos de Informática, Softwares, Edificações, Terrenos, entre outros.

Manter Produtos Patrimônio

 Patrimônio > Bens > Manter Produtos Patrimônio

 

Informações sobre os bens/produtos patrimoniais disponibilizadas através das abas  [ Dados Bem ], [ Depreciação ], [ Outros Dados ], [ Almoxarifados ], [ Unidades ], [ Unidades ], [ Movimentação ], [ Adições ], [ Fotos do Bem ] e [ Apólice Seguro ].

Aba [ Dados do Bem ]: informações dos bens/produtos patrimoniais e atributos específicos (ex.: código, número de série, plaqueta e descrição).

Aba [ Depreciação ]: informações para cálculo da depreciação do bem/produto (ex.: data do início da depreciação, tipo de depreciação e percentual da depreciação anual).

Aba [ Outros Dados ]:  informações complementares do bem/produto (ex.: controle de crédito ativo permanente que determina se o bem terá controle do CIAP).

Aba [ Almoxarifados ]: almoxarifados onde estão localizados/armazenados o bem/produto.

Aba [ Unidades ]: informações da unidade do bem/produto (ex.: código de barras, volume, peso, etc).

Aba [ Movimentação ]: informações de movimentação do bem/produto (ex.: aquisição, transferência), além do(s) centro(s)s de custo(s).

 

| O centro de custo é a área responsável pelo bem e, portanto, onde são lançados os custos de depreciação. Um bem/produto patrimonial pode estar associado a um ou mais centros de custos e cada centro de custo, por sua vez, deve possuir um percentual de rateio específico (ex.: Área Administrativa 30%, Área Produção 70%). 

Aba [ Adições ]: informações sobre os itens (produtos/serviços) adicionados ao bem/produto principal (ex.: automóvel – adição de ar-condicionado).

 

| Os itens (produtos/serviços) adicionados formam um único bem/produto, mas com depreciações individuais.

Aba [ Fotos do Bem ]:  imagens/fotos do bem/produto podendo-se associar, também, outros tipos de arquivos como, por exemplo, manuais técnicos, guias de utilização e planilhas.

| Permite o registro da evolução/depreciação do bem/produto através de imagens/fotos, desde a sua aquisição até a baixa.

Aba [ Apólice Seguro ]: informações sobre a apólice de seguro do bem/produto podendo-se incluir ocorrências relacionadas à seguradora, bem como anexar arquivos digitais.

| Permite manter o histórico das ocorrências com a seguradora e, ainda, dispor de quaisquer tipos de documentos digitais.

 

Desmembrar Produto Patrimônio

Ao adquirir um bem é possível desmembrá-lo para que seja possível efetuar a troca de uma ou mais partes. Um computador, por exemplo, pode ser desmembrado em “n” partes, tais como: disco rígido, memória, placa de vídeo, entre outros. Para tanto, basta selecionar o produto (Ctrl + clique), clicar em [ Ações ], [ Desmembrar Produto Patrimônio ].

 

Manter Famílias Serviços Patrimônio

 Patrimônio > Bens > Manter Famílias Serviços Patrimônio

 

Informações sobre as famílias de serviços patrimoniais disponibilizadas como, por exemplo, código, nome, descrição da função, tipo, percentual anual e percentual máximo de depreciação.

 

Manter Serviços Patrimônio

 Patrimônio > Bens > Manter Serviços Patrimônio

 

Informações sobre os serviços patrimoniais disponibilizados como, por exemplo, código, descrição e valor do serviço.

 

Manter Adição Bens

 Patrimônio > Bens > Manter Adição Bens

 

Adição de produtos/serviços aos bens patrimoniais.

 

Ocorrências

As ocorrências – baixas, transferências, interrupções e acelerações – são responsáveis pela depreciação do bem/produto patrimonial.

 

Consultar Ocorrências Produtos

 Patrimônio > Ocorrências > Consultar Ocorrências Produtos

 

No botão [ Ações ] tem-se as opções [ Cancelar Ocorrência ] e [ Encerrar Ocorrência ], sendo que o encerramento de uma ocorrência pode ser efetuado somente nas interrupções e acelerações.

 

Baixas

 Patrimônio > Ocorrências > Baixas

 

A baixa de um bem/produto patrimonial pode ser total ou parcial.

Ao selecionar [ Tipo ] = [ Total ], o campo [ Percentual de Baixa ] é preenchido automaticamente com “100”.

Ao fazer uma baixa parcial, onde [ Tipo ] = [ Percentual/Quantidade ] deve-se informar um valor para [ Percentual de Baixa/Quantidade ]. 

| A mensagem “O percentual de baixa é maior que o saldo do bem” alerta sobre os valores do percentual ou quantidade informados na baixa. Estes valores, obviamente, não podem exceder o valor constante na tela [ Produto Papel Patrimônio ], campo [ Quantidade ]. 

 

Transferências

 Patrimônio > Ocorrências > Transferências

 

Um bem/produto pode ser transferido de um centro de custo para outro – campo [ Centro de Custo Destino ].

Na prática, o bem/produto pode ser movimentado entre filiais e áreas/departamentos conforme as necessidades da empresa – campos [ Filial Destino ] e [ Localização Destino ]. 

| A seleção do campo [ Filial Destino ] com a mesma filial de origem indica que a transferência será realizada internamente na empresa.

 

Interrupções

 Patrimônio > Ocorrências > Interrupções

 

Um bem/produto (ex.: máquina, veículo) pode ter sua depreciação interrompida por um período como, por exemplo, quando houver férias coletivas na empresa. Neste período, o bem/produto não será utilizado e, portanto, não sofrerá depreciação.

Os campos [ Data Inicial ] e [ Data Final ] indicam o período de interrupção da depreciação do bem/produto.

 

Acelerações 

 Patrimônio > Ocorrências > Acelerações

 

A depreciação “padrão” leva em conta que um bem produz durante 8 horas diárias. No entanto, na prática, pode ser que um bem produza durante todo o dia, sendo operado em diversos turnos por várias pessoas diferentes. Neste caso, temos a chamada depreciação acelerada e a aplicação de 3 coeficientes – campo [ Fator Turno Operação 8 horas ] – dependendo de quanto o bem é requisitado:

  • Desvalorização Normal (coeficiente = 1): bem é utilizado em 1 turno de 8 horas/dia;
  • Desvalorização Acelerada (coeficiente = 1,5): bem é utilizado em 2 turnos de 8 horas/dia;
  • Desvalorização Máxima (coeficiente = 2): bem é utilizado em 3 turnos de 8 horas/dia.

Os campos [ Data Inicial ] e [ Data Final ] indicam o período de aceleração da depreciação do bem.

 

 

Lançamentos

Consultar Depreciação Bens

 Patrimônio > Lançamentos > Consultar Depreciação Bens

 

Consulta dos documentos patrimoniais gerados no cálculo de depreciação, sendo que cada cálculo de depreciação gera um documento patrimonial mensal contendo os bens e suas respectivas depreciações.

Em Elementos Fundamentais > Tipos de Documentos > Patrimônio é necessário cadastrar o tipo de documento que gerará a movimentação de depreciação dos bens patrimoniais.

Neste tipo de documento deve ser configurada a aba [ Partes Documento ] onde é possível selecionar:

  • Item Produto Patrimônio Valores Depreciação;
  • Item Produto Patrimônio Valores Baixa;
  • Item Produto Patrimônio Valores Aquisição.

 

Gerar Depreciação Bens

 Patrimônio > Lançamentos > Gerar Depreciação Bens

 

| Depreciação é o custo ou a despesa da obsolescência dos ativos imobilizados. É um fenômeno contábil, que indica a redução de valor de um bem tangível – máquinas, veículos, móveis, imóveis, instalações – em decorrência de uso, natureza ou obsolescência.

Para gerar a depreciação basta informar [ Filiais ], [ Período Cálculo ] e [ Tipo Documento ], selecionar os bens a serem depreciados na grid e clicar em [ Gerar Depreciação ].

 

Períodos dos Lançamentos Patrimônio

 Patrimônio > Lançamentos > Períodos dos Lançamentos Patrimônio

 

Para efetuar o cálculo de depreciação dos bens é necessário dispor de um período de lançamentos do patrimônio com [ Situação ] = [ Aberto ].

| A situação deve ser alterada para [ Fechado ] quando o período não possuir mais cálculos de depreciação dos bens.

 

Registrar Baixa Bens

 Patrimônio > Lançamentos > Registrar Baixa Bens

 

| Não é mais permitido efetuar as baixas patrimoniais através deste menu, sendo permitido apenas consultar as movimentações existentes. Para efetuar baixas patrimoniais deve-se utilizar a opção Patrimônio > Ocorrências > Baixas.

Para consultar as movimentações informar [ Data Inicial ] e [ Data Final ] e clicar em [ Filtrar ].
 
 

CIAP

O Controle de Crédito do Ativo Permanente (CIAP) é um documento obrigatório para legalizar o crédito de ICMS decorrente das aquisições de mercadorias destinadas ao ativo imobilizado que está ligado a sua utilização na produção e/ou comercialização de mercadorias ou prestação de serviços tributadas pelo ICMS.

 

Apuração CIAP

 CIAP > Apuração CIAP
 

A apuração do CIAP considera valor total das vendas e valor total das vendas tributadas de determinado período, filial(ais) e imposto(s), calculando o fator do CIAP (Faturamento e Vendas Tributadas) e atualizando o fator na parcela do CIAP, correspondente ao período informado, para os bens que possuírem controle do CIAP.

Informar [ Período Apuração ], selecionar [ Filiais ]  e [ Impostos ] e clicar em [ Apurar ]. 

| IMPORTANTE: para que a apuração CIAP seja feita com sucesso são necessárias configurações em [ Parâmetros Empresa ], [ Valores Base Impostos ], [ Configurações Apuração Impostos ] e [ Manter Produtos Patrimônio ].

 

Parâmetros Empresa

 Elementos Fundamentais > Configurações Gerais > Parâmetros Empresa
 

Na tela [ Parâmetros Empresa ], clicar em [ Patrimônio ], [ Geral ]. 

A apuração do CIAP pode ser gerada, automaticamente, para uma nota fiscal complementar de compra ou rubrica:

  1. Nota Fiscal Complementar de Compra: informar [ Tp. Docto NF. Compl. Compra ], [ Fornecedor CIAP ] e [ CFOP CIAP ]. Lembrando que o cliente deve possuir, obrigatoriamente, o módulo Compras;
  2. Rubrica: na aba [ Parâmetros por Estado ] informar [ Tipo Documento Rubrica ].

 

Valores Base Impostos

 Elementos Fundamentais >  Impostos  > Valores Base Impostos

 

Na aba [ Valores Base Código Fiscal Operação ] incluir [  ICMS Faturamento ] e [ ICMS Vendas Tributadas ].

| Para cada um dos impostos devem ser informados os valores base código fiscal operação, formados pelos CFOPs de faturamento. Além disso, é importante atentar que na inclusão de novos CFOPs de faturamento, estes deverão ser informadas também para os impostos.

 

Configurações Apuração Impostos

 Elementos Fundamentais > Impostos > Configurações Apuração Impostos

 

Em [ ICMS ] incluir [ ICMS Faturamento ] e [ ICMS Vendas Tributadas ].

 

Manter Produtos Patrimônio

 Patrimônio > Bens > Manter Produtos Patrimônio

 

Selecionar um produto e na aba [ Outros Dados ] clicar em [ Controlar Crédito Ativo Permanente ].

Na aba [ Créditos Impostos Ativo Permanente ] informar [ Imposto ], [ Número Parcelas ], [ Valor Crédito ] e [ Data Primeiro Vencimento ].

| Ao selecionar o produto para consulta, na aba [ Créditos Impostos Ativo Permanente ] são geradas as respectivas parcelas do crédito de imposto do ativo permanente, de acordo com o número de parcelas informado.

 

Consulta Apuração CIAP

 CIAP > Consulta Apuração CIAP
 

Consulta dos históricos de apurações CIAP realizadas.

 

Consultar Bens CIAP

 CIAP > Consultar Bens CIAP

 

Consulta dos bens com suas respectivas parcelas e créditos utilizados.

 

Movimentações de bens/produtos patrimoniais

O módulo Patrimônio integra-se com outros módulos ao realizar movimentações de compras, transferências entre filiais e vendas de bens/produtos patrimoniais.

Compras

 Elementos Fundamentais > Tipos de Documentos > Compras > Notas Fiscais

 

Incluir um tipo de documento para registro das aquisições de bens patrimoniais.

Na aba [ Integração Documento ], clicar em [ Patrimônio ]. 

Na aba [ Patrimônio ], em [ Forma Integração ] selecionar [ Automático ] e em [ Tipo de Integração ] selecionar [ Aquisição ].

| O registro de aquisição/compra de bens patrimoniais, quando integrado com o módulo Compras, é efetuado em  Compras > Notas Fiscais > Registrar Notas Fiscais de Compras. A integração gerará um novo produto papel patrimônio com a respectiva quantidade comprada, ou seja, se forem comprados 5 itens do mesmo produto, por exemplo, será criado um novo produto papel patrimônio com quantidade = 5.

| Ao marcar o campo [ Leasing ] será zerado o valor do bem na integração do Patrimônio. O leasing se assemelha a uma operação de aluguel, na qual durante o período da operação, aquele que contrata o leasing tem o direito de utilizar o bem. Ele é classificado na legislação brasileira como um contrato de Arrendamento Mercantil. Ou seja, a operação de arrendamento mercantil permite que mesmo sem ser proprietário de um bem, você usufrua dele. A operação de leasing se baseia na utilidade de um bem e de seu uso, e não de sua propriedade.

 

Transferências entre Filiais

 Elementos Fundamentais > Tipos de Documentos > Remessas/Retorno > Remessa Saída

 

Incluir um tipo de documento para registro das transferências de bens patrimoniais entre filiais.

Na aba [ Integração Documento ], clicar em [ Patrimônio ]. 

Na aba [ Patrimônio ], em [ Forma Integração ] selecionar [ Automático ] e em [ Tipo de Integração ] selecionar [ Transferência ].

| O registro de transferência de bens patrimoniais entre filiais é efetuado em Remessas > Notas Fiscais Remessas Enviadas > Registrar Notas Remessas.

 

Vendas

 Elementos Fundamentais > Tipos de Documentos > Remessa/Retorno > Remessa Saída

 

Incluir um tipo de documento para registro das baixas de bens patrimoniais.

Na aba [ Integração Documento ], clicar em [ Patrimônio ]. 

Na aba [ Patrimônio ], em [ Forma Integração ] selecionar [ Automático ] e em [ Tipo de Integração ] selecionar [ Baixa ].

| O registro de baixa/venda de bens patrimoniais é efetuado em Remessas > Notas Fiscais Remessas Enviadas > Registrar Notas Remessas.

 

Relatórios

 Central de Informações > Relatórios > Patrimônio

 

É possível criar inúmeros relatórios referentes ao módulo Patrimônio conforme as necessidades específicas de cada empresa, área e/ou usuário.

Segue, abaixo, alguns exemplos: