EME4 – Versão 04.03.00 | Recebimento e baixa de parcelas pela conciliação bancária.
Configuração
Parâmetros Filiais
Elementos Fundamentais > Configurações Gerais > Parâmetros Filiais
Em [ Financeiro ], [ Conciliação Bancária ], editar filial.
Selecionar [ Tipo Doc. Recebimento Diversos ] e [ Confirmar ].
| O tipo de documento a ser informado não deve possuir a parte de liquidações e pode ser preenchido com o mesmo tipo de documento utilizado nos retornos de cobrança bancária.
Registrar Lançamento Extrato Bancário
Financeiro > Tesouraria> Registrar Lançamento Extrato Bancário
É necessário que haja o registro do extrato bancário (podendo ser digitado ou importado de um arquivo gerado pelo banco).
Para que no momento de incluir o recebimento, o sistema possa localizar o cliente, o campo [ Número do Depósito ] deve conter o CPF/CNPJ do cliente e o campo [ Natureza ] deve estar como crédito.
Utilização
Processar Conciliação
Financeiro > Operações Bancárias > Conciliação Bancária > Processar Conciliação
Selecionar a conta bancária e depósito.
Clicar em [ Ações ], [ Incluir Recebimento ].
| Caso [ CNPJ ] for inválido ou [ Natureza ] = débito será apresentada mensagem de alerta.
Ao confirmar a operação, o sistema localiza as parcelas em aberto onde o número do depósito seja igual ao CNPJ do cliente.
Valor Movimento Extrato: valor informado no extrato bancário;
Valor Parcelas Selecionadas: soma das parcelas selecionadas;
Diferença Concedida Como:
- Não Utilizado: quando o valor do depósito for exato ao valor das parcelas selecionadas;
- Juros: se a diferença for maior que a soma das parcelas, diferença será considerada como juros e será feita na última parcela;
- Desconto: se a diferença for menor que a soma das parcelas, diferença será aplicada como desconto e será feita na última parcela;
- Bx. Parcial: se a diferença for menor que a soma das parcelas, não será baixado a parcela integral, deixando a diferença como saldo da parcela.
Após [ Confirmar ] é feito o registro dos recebimentos diversos e a conciliação do extrato com a tesouraria.