Conteúdo
EME4Bi – Versão 05.14.00 | Configuração de Usuários por meio do biusuario.exe
Alteração de Dados do Usuário
ATENÇÃO!
Nomes de usuários devem sempre ser inseridos inteiramente em caixa alta.
Por exemplo: “DATAINFO” (ao invés de datainfo ou Datainfo), “EME4BI” (ao invés de eme4bi ou Eme4bi), etc.
Como EME4BI usa o Banco de Dados para criar um cadastro Master, caso o usuário do Banco de Dados esteja em letra minúscula, o login não deverá funcionar.
Para resolver esse problema, acesse a documentação sobre Alteração de Dados do Usuário usando o DBExp no EME4BI.
Ao executar o biusuario.exe, serão requisitadas credenciais equivalentes às credenciais de acesso ao banco da base onde está sendo executado o EME4BI.
Após serem validadas as credenciais, você será redirecionado para a tela de Cadastro de Usuários:
Sempre deverá haver pelo menos um usuário, cujas credenciais devem ser iguais as da configuração do banco (e lembrando que todos os usuários devem sempre estar em letra maiúscula).
O único usuário que você visualiza ao logar pela primeira vez no Cadastro de Usuários é o equivalente ao usuário administrador, ele jamais deve ser excluído nem deve ter seu apelido alterado, pois esse é configurado conforme as credenciais do Banco de Dados.
Ao clicar na seta do campo “Usuários”, serão listados os usuários inseridos no EME4BI.
Clicando no usuário SA, é possível alterar suas informações:
Inclusão de Novo Usuário
Para inserir um novo usuário, clique no botão “Novo“, ao lado do campo “Usuário”.
Os campos do novo usuário virão em branco:
Identificação
Na aba de Identificação, altere o código, o apelido e o e-mail.
Lembrando que o apelido deve ser inserido inteiramente em letra maiúscula e o código é único, portanto é interessante manter uma ordem conforme inserção de usuários (1, 2, 3..) para não se perder e tentar inserir mais de um usuário com a mesma chave.
Segurança
Em Segurança, insira uma senha.
Permissões
Em Permissões, defina as autorizações de acordo com as permissões que o usuário terá dentro do EME4BI.
A primeira caixinha (Usa TotaliBI – Browser) a define ao usuário o acesso padrão às consultas do BI.
A segunda (Edita Formatos) e a quarta (Usa Totali BI – Config) caixinhas, definem a disponibilidade do usuário para uso das ferramentas de edição e criação de formatos do EME4BI.
Quanto à terceira caixinha (Agenda Tarefas) define a permissão na criação de execuções agendadas de consultas do BI.
Diretório de Consultas
No final da página, na partição Diretório de Consultas, serão definidas as pastas de consultas disponibilizadas ao usuário.
É possível criar diferentes pastas para diferentes usuários, criando um controle na visualização de determinadas consultas.
Para indicar uma consulta para um determinado usuário, é necessário selecionar a pasta, dentro das consultas do EME4BI, que será disponibilizada:
No caso do usuário EME4BI, criei uma pasta específica para ela, dentro da pasta de Consultas do EME4BI:
Copie o caminho dessa pasta e o insira no campo “Caminho”, dentro do Diretório de consultas:
Somente as consultas inseridas nessa pasta estarão disponíveis ao usuário EME4BI.
Salvando alterações
Para salvar as alterações feitas ao usuário Mariana, clique em “OK”.
A tela será atualizada e as informações também:
Exclusão de Usuário
Para excluir um usuário, selecione o usuário dentre a lista de usuários e clique em “Exclui“:
Consequentemente o usuário é removido da lista de usuários: