EME4 – Manufatura – Cadastros Globais

Objetivo

Cadastrar informações globais por empresa e que serão usadas pela manufatura.

Configuração

Parâmetros Filiais Manufatura

Caso de uso: Manufatura > Parâmetros Filiais Manufatura

Deve habilitar a filial para o manufatura e parametrizar os cadastros que serão referencia de uma forma global e usados em cadastros dos elementos fundamentais e outras configurações como default para o sistema.

O Responsável pelo cadastro dos parâmetros da filial deverá seguir os seguintes passos:

Cabeçalho

  1. Sigla para prefixo do Lote.
  2. Selecionar uma filial.
  3. Definir a situação.
  4. Data inicial e final – habilitar a filial para manufatura.
  5. Calendário – Possibilita a informação de um calendário genérico a ser utilizado como default para os cadastros de linhas de produção e recursos associados a filial.

Aba Geral

  1. Filial Única – Assinalar quando o sistema irá controlar a produção em uma única filial. Caso contrário, o sistema pedirá a filial quando necessário.
  2. Considerar para CPV – Este atributo lógico ativa o custo médio mensal de cada produto da filial para fins de contabilização do custo de produto vendido (CPV) de cada produto comercializado nas quantidades vendidas no período.
  3. Custo Produzido – Este campo define se o módulo de custo custo é mensal ou on-line.
    1. Mensal – para produtos comprados e fabricados
    2. Online – somente para comprados
  4. Custo Comprado – Este campo define se o módulo de custo custo é mensal ou on-line.
    1. Mensal – para produtos comprados e fabricados
    2. Online – somente para comprados
  5. Gera Rastreabilidade – Define se o sistema gera arquivos de rastreamento de lotes. A informação deste campo permitirá a identificação dos lotes produzidos pelo controle de qualidade, do produto acabado às matérias primas. Nota: o módulo de Qualidade deverá estar implantado e integrado.
  6. Gera Compra Industrialização – Esse parâmetro indica se será ou não gerada ordem de compra de industrialização quando da criação de uma ordem de produção com operação externa.
  7. Lote mais Antigo – Esse parâmetro indica se para a reserva lógica será utilizado prioritariamente o lote de matéria prima mais antigo no estoque (FIFO). Caso não seja selecionado, o critério será alocar o lote mais próximo a expirar a validade (FEFO).
  8. Tolerância Quantidade Apontada – Inserir a variação percentual para maior que será permitida para a quantidade total apontada em relação a quantidade original da ordem de produção. Importante: quando informado zero, não permite apontamento de quantidade superior à quantidade original da ordem de produção. Para o valor 999,99 não existe limite para a quantidade apontada da ordem. 
  9. Programador – Para as ordens de processo, o sistema deve sugerir no momento do cadastramento das ordens o programador padrão do produto ou da linha de produção. Seguem as opções disponíveis:
    1. Produto x Filial
    2. Linha x Filial
  10. Utiliza Sequencial por Roteiro – Habilita o uso de sequencia numérica específica para os Paletes por roteiro de Produção.

Aba Contabilização

  1. Conta Contábil Ind. Interna – Essa conta pode ser utilizada como uma transitória de industrialização e é geralmente utilizada quando o produto da ordem de produção é de débito direto ou consignado.
  2. Conta Contábil Refugo – Essa conta será utilizada pelo sistema para gerar movimentos de refugo no momento do apontamento. Caso o apontamento possua refugo, será gerado um movimento de refugo para a conta definida como conta de refugo. Para contabilização, essa conta reunirá todas as despesas que foram originadas por refugo.
  3. Conta Contábil Transferência – Inserir conta utilizada para fazer transferências para o almoxarifado de processo.
  4. Conta Contábil WIP – É a conta que será automaticamente lançada em todas as ordens de produção, podendo ser alterada se necessário. Nas movimentações com ordens essa é a conta em que será creditado o valor do produto acabado e debitado o valor dos materiais e vetores de custos.

Aba Baixas

  1. Válida Baixa – Informar se o sistema deve validar a quantidade baixada de acordo com o percentual informado.
  2. Aponta sem Baixa – Parâmetro lógico que valida se todos os materiais previstos nas reservas da ordem de produção foram devidamente requisitados, permitindo o apontamento.
  3. Baixa Alternativo no Apontamento – Parâmetro lógico que valida se será permitido consumir no momento do apontamento um material alternativo à reserva principal prevista na ordem. Caso esteja assinalado como não a atribuição de alterar a reserva para o alternativo será do PCP, fora do apontamento.
  4. Baixa Material sem Reserva – Parâmetro lógico que valida se o material a ser baixado consta nas reservas da ordem de produção.
  5. Tolerância Baixa a Maior – Inserir a variação percentual para maior que será permitida para a quantidade baixada em relação a quantidade original reserva.
  6. Tolerância Baixa a Menor – Inserir a variação percentual para menor que será permitida para a quantidade baixada em relação a quantidade original reserva.

Aba Almoxarifados

  1. Almoxarifado Controle de Qualidade – Este campo identifica o almoxarifado de controle de qualidade do produto para a filial.
  2. Almoxarifado Rejeição Controle Qualidade – Este campo identifica o almoxarifado de rejeição do controle de qualidade do produto para a filial.
  3. Almoxarifado Fábrica – Assinalar quando o sistema for operar com um único almoxarifado de processo, bem como inserir o código que identifica o almoxarifado de fábrica normalmente utilizado para armazenamento de produtos em processo. 
  4. Almoxarifado Único – Quando a empresa tiver um único almoxarifado para toda a fábrica

Aba Outros

Visualização da última alteração com data e usuário registrados. Estes campos são somente leitura.

Aba Formulários

Cadastras as categorias para matéria prima e material secundário que serão usados nos formulários web onde tiver o campo fornecedor/fabricante conforme o contexto.

Lembrar de parametrizar no Elementos fundamentais > Relacionamentos > Fornecedores de qual categoria ele pertence.

Cadastros Calendário

Caso de uso: Manufatura > Cadastros Calendário

Possibilita o cadastro de calendários a serem posteriormente relacionados aos recursos de produção, bem como um deles será informado nos Parâmetros de Manufatura (item 5 do cabeçalho) para servir como default nos cadastros de linhas de produção e dos recursos associados a filial.

A função do calendário irá informar os diferentes períodos diários, bem como qualificar cada período como dia útil, descanso, feriado ou férias coletivas. As datas definidas no calendário servirão como datas disponíveis ou não para início e término das ordens de produção a serem abertas pelo módulo de Produção.

O responsável pelo cadastro do calendário do período, para inserir um registro, deve seguir os seguintes passos:

  1. Código – Código do calendário cadastrado. Campo Alfanumérico.
  2. Descrição – Descrição do calendário cadastrado.
  3. Período inicial e final – Exibe a data selecionada dentro da faixa pertencente ao calendário.
  4. Calendário de Feriados – Calendário de feriados padrão do EM4.

Observação: Na geração do calendário, os dias de feriados devem aparecer marcados na coluna feriados.

Aba Turnos

Os turnos devem ser associados ao calendário para que este gere dias úteis e não úteis para o calendário.

Observação: Soma as horas disponíveis por dia e turno, totalizando horas disponíveis por semana.

Aba Feriados no Período

Cadastro de feriados que são tratados como exceções e que são um complemento do calendário de feriados.

Utilizada para informar alguns feriados adicionais que queira marcar no calendário, seus campos são, código, horas disponíveis e horas extras.

Aba Calendário

Tem como finalidade gerar o calendário com dias uteis e feriados para ser usado pelos recursos na ordem de produção.

Funções:

Gerar dias úteis para o calendário.

Dar manutenção no calendário de forma que pode alterar se o dia é útil ou não através do check box ‘Feriado’.

Cadastros de Turnos

Caso de uso: Manufatura > Cadastros Calendário

Turno de produção é um intervalo de tempo, com início e término predeterminado, dentro do qual são executadas as atividades produtivas de uma empresa.

Cabeçalho

O responsável pelos turnos dos funcionários, sendo necessário seu lançamento antes de inserir um calendário. Para incluir um turno deverá seguir os seguintes passos:

  1. Código – Campo do tipo alfanumérico.
  2. Descrição – Campo do tipo alfanumérico.

Aba Períodos do Turno

Após incluir o turno, será necessário incluir os períodos do turno, para isso, será necessário seguir os seguintes passos:

  1. Dia da semana – Informe o dia da semana.
  2. Hora Início – Informe o horário de início do turno.
  3. Hora Fim – Informe o horário de fim do turno.
  4. Tempo Parada – Informe o tempo de parada (Intervalo ou somente à parada).
  5. Tempo Útil – Calculo de horas disponíveis. Somente leitura.
  6. Descrição da Parada – Informe um descritivo da parada.

Observação: O sistema calcula o tempo útil do dia automaticamente pela seguinte formula: Horas disponíveis = (hora final – hora inicial) – tempo parada.

Exemplo de lançamento do primeiro turno de funcionários da semana:

Estoque

Para um funcionamento correto do manufatura/estoque, deve ser feito a abertura do mês/ano de movimentações permitidas por filial.

Caso de uso: Estoque > Períodos das Movimentações Estoque

  1. Inclua um novo período se este não existir.
  2. Informe os seguintes dados:
    • Filial
    • Período
    • Situação

Depois Confirme