Descrição
Sistema consegue disparar e-mails de convocação coletiva ou individuais aos participantes de uma sessão. Nesse artigo são apresentados os parâmetros e o passo a passo para envio de e-mail individuais ou coletivo (Convocar) para os participantes de uma sessão/plenária.
Parâmetros
Criando um Motivo de Alerta
Com acesso de administrador do sistema, precisa ser criado um motivo de alerta com um texto padrão para o disparo dos e-mails. Para isso, acesse o módulo Interno, seguido de Motivos de alerta, na tela que se abre, clique em Motivos de Alerta para expandir a lista e exibir o botão Novo, clique no botão Novo.
Na tela que se abre, cadastre um novo motivo * informando obrigatoriamente a interface MembrosSessao, na sequência clique em Salvar e Fechar.
* Podem ser criados mais de um motivo de alerta, para outros cenários de disparos aos participantes de sessões.
Ao fechar a tela, basta criar um assunto e o texto do e-mail, caso necessário, utilize os campos variáveis da interface MembrosSessao para buscar alguma informação da sessão. Por fim, clique no botão Salvar Texto para salvar e Testar para testar a exibição do texto com algum registro.
Vincular o Motivo de Alerta na Classificação
Para o disparos de e-mails do tipo convocação, o motivo de alerta precisa estar vinculado a classificação da sessão, para isso no módulo de Gestão de Sessão, clique na opção Classificação de Câmaras, selecione e clique na classificação desejada. Na tela que se abre, selecione o motivo de alerta desejado no campo Alerta para Convocação, na sequência clique em Salvar.
Passo a passo
No módulo de Gestão de Sessão, clique na opção de Sessões, selecione e clique na sessão deseja. Na tela que se abre, vá até a janela de Participantes, ao selecionar um participante, seguido de Funções ou botão direito do mouse, tem duas possibilidades de mandar e-mail para os participantes da sessão **.
** O mesmo comportamento descrito nesse passo a passo, se observa na opção de Participante no menu da esquerda.
Enviar e-mail
Ao selecionar essa opção, o sistema abre uma tela para envio de e-mail de forma individualizada para um participante.
Destinatário(os): Selecione o participante.
Envio para email externo: Informe algum e-mail que não esteja na relação de participantes.
Texto Pré-configurado: Quando marcado, permite selecionar qualquer motivo de alerta configurado no tópico de parâmetros.
Texto livre: Quando marcado, permite adicionar o texto do assunto e corpo do e-mail livres, digitados na hora.
Basta preencher as opções desejadas e clicar no botão Enviar.
Convocar
Ao selecionar essa opção Convocar, o sistema envia o e-mail do modelo do Motivo de alerta vinculado a configuração da Classificação da sessão, conforme o tópico do parâmetro de Vincular o Motivo de Alerta na Classificação.
Informações Adicionais
Obs.: este manual foi desenvolvido utilizando as configurações de interface padrão do sistema BRConselhos, sendo assim esta interface poderá apresentar diferenças na quantidade e nomenclatura de campos para determinados conselhos.