BRConselhos – Módulo Gestão de Sessão/Plenárias

Descrição

Módulo Gestão de Sessão do BRConselhos, centraliza em um único local do sistema, todo evento que o conselho pode ter, seja ele uma sessão, plenária, câmara, dentre outras.  A partir desse evento, pode se realizar o controle de participantes, pauta, emitir trâmites/andamentos de decisões e deliberações, atas e outros documentos relacionados.

 

Estrutura do Módulo

A gestão das câmaras e plenárias é feita pelo módulo de Gestão de Sessão, organizada em algumas opções

Expediente: Se resume a uma fila de processos/protocolos disponíveis para a pauta de uma sessão/plenária.

Sessões: São o evento de uma câmara ou plenária propriamente dito.

Instância/Turma: Uma turma que vai julgar algo.

Classificação: Define uma classificação para cada tipo de evento.

Emitir documentos: Onde são emitidos os documentos criados pelos modeladores de documentos do sistema.

Relatórios: São emitidos os relatórios criados para as sessões/plenárias.

 

Parâmetros

Para encaminhar qualquer processo/protocolo a fila de expediente do gestão de sessão, são necessárias algumas configurações previamente realizadas.

 

Cadastro das Situações da Fila de Expediente

Com acesso a versão administradora do sistema, acesse Cadastros, seguido de Situações. Realize o cadastro das situações Pendente, Pautado e Concluído para o módulo de Gestão de Sessão;

 

Cadastro de Instância/Turma

É o cadastro de uma instância/Turma que vai julgar/deliberar sobre algo, o cadastro é  bem simples, realizado no acesso ao módulo Gestão de Sessão, seguido de Instâncias/Turmas, clique no botão Novo para realizar o novo cadastro.

 

Cadastro da Classificação.

É um cadastro simples de uma classificação para o evento. É recomendado uma classificação distinta para cada tipo de evento, realizado no acesso ao módulo Gestão de Sessão, seguido de Classificação de Câmaras, clique no botão Novo para realizar o novo cadastro.

O cadastro de classificação também permite incluir cargos, que habitualmente participam em eventos dessa classificação*. 

* O sistema não faz o bloqueio do evento para apenas os cargos informados, o objetivo é informar apenas o cargos necessários no evento e fazer o controle de participação

[Detalhes da tela de Cargo Evento]

 

Encaminhar Processos a Fila de Expediente

Acesse o módulo do tipo de processo que deseja encaminhar a fila de expediente, seguido de Tipo de Trâmites/Andamentos > Selecione e clique no trâmite/andamento desejado.

Na tela que se abre, configure os seguintes campos:

Criar Expediente Instância: Deixe o campo marcado;

Classificação Sessão: Selecione o tipo da sessão/plenária;

 

Passo a passo

Acesse o módulo do tipo de processo que deseja encaminhar a fila de expediente, seguido de Processos, pesquise e clique no processo desejado, seguido da opção Trâmites/Andamentos Processuais, clique no botão Novo

Na tela que se abre, informe o campos abaixo e clique em Salvar.

Departamento de Origem***: Informe o departamento que esta enviando o protocolo para a sessão/plenária;

Câmara/Turma***: Selecione a turma da sessão/plenária;

*** A tag vermelha na lateral do campo, sinaliza campos obrigatórios.

Na sequência o processo já se encontra disponível na fila de expediente de sessões/plenárias

 

Encaminhar Protocolo a Fila de Expediente

Acesse o módulo de Protocolo, seguido de Protocolos, clique no protocolo desejado, seguido do botão Encaminhar para gestão de sessão

Departamento de Origem***: Informe o departamento que está enviando o protocolo para a sessão/plenária;

Na sequência o protocolo já se encontra disponível na fila de expediente de sessões/plenárias

 

Informações Adicionais

Para mais informações sobre o funcionamento do módulo, consultar as documentações abaixo

BRConselhos – Gestão de Sessões – Fila de Expediente

BRConselhos – Gestão de Sessões – Criação de um Evento/Sessão

BRConselhos – Gestão de Sessões – Inclusão de um Processo/Protocolo na Pauta

BRConselhos – Gestão de Sessões – Inclusão de Participante

BRConselhos – Gestão de Sessões – Deliberações

 

Obs.: este manual foi desenvolvido utilizando as configurações de interface padrão do sistema BRConselhos, sendo assim esta interface poderá apresentar diferenças na quantidade e nomenclatura de campos para determinados conselhos.

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