Descrição
Módulo Gestão de Sessão do BRConselhos, centraliza em um único local do sistema, todo evento que o conselho pode ter, seja ele uma sessão, plenária, câmara, dentre outras. A partir desse evento, pode se realizar o controle de participantes, pauta, emitir trâmites/andamentos de decisões e deliberações, atas e outros documentos relacionados.
Estrutura do Módulo
A gestão das câmaras e plenárias é feita pelo módulo de Gestão de Sessão, organizada em algumas opções
Expediente: Se resume a uma fila de processos/protocolos disponíveis para a pauta de uma sessão/plenária.
Sessões: São o evento de uma câmara ou plenária propriamente dito.
Instância/Turma: Uma turma que vai julgar algo.
Classificação: Define uma classificação para cada tipo de evento.
Emitir documentos: Onde são emitidos os documentos criados pelos modeladores de documentos do sistema.
Relatórios: São emitidos os relatórios criados para as sessões/plenárias.
Parâmetros
Para encaminhar qualquer processo/protocolo a fila de expediente do gestão de sessão, são necessárias algumas configurações previamente realizadas.
Cadastro das Situações da Fila de Expediente
Com acesso a versão administradora do sistema, acesse Cadastros, seguido de Situações. Realize o cadastro das situações Pendente, Pautado e Concluído para o módulo de Gestão de Sessão;
Cadastro de Instância/Turma
É o cadastro de uma instância/Turma que vai julgar/deliberar sobre algo, o cadastro é bem simples, realizado no acesso ao módulo Gestão de Sessão, seguido de Instâncias/Turmas, clique no botão Novo para realizar o novo cadastro.
Cadastro da Classificação.
É um cadastro simples de uma classificação para o evento. É recomendado uma classificação distinta para cada tipo de evento, realizado no acesso ao módulo Gestão de Sessão, seguido de Classificação de Câmaras, clique no botão Novo para realizar o novo cadastro.
O cadastro de classificação também permite incluir cargos, que habitualmente participam em eventos dessa classificação*.
* O sistema não faz o bloqueio do evento para apenas os cargos informados, o objetivo é informar apenas o cargos necessários no evento e fazer o controle de participação
[Detalhes da tela de Cargo Evento]
Encaminhar Processos a Fila de Expediente
Acesse o módulo do tipo de processo que deseja encaminhar a fila de expediente, seguido de Tipo de Trâmites/Andamentos > Selecione e clique no trâmite/andamento desejado.
Na tela que se abre, configure os seguintes campos:
Criar Expediente Instância: Deixe o campo marcado;
Classificação Sessão: Selecione o tipo da sessão/plenária;
Passo a passo
Acesse o módulo do tipo de processo que deseja encaminhar a fila de expediente, seguido de Processos, pesquise e clique no processo desejado, seguido da opção Trâmites/Andamentos Processuais, clique no botão Novo
Na tela que se abre, informe o campos abaixo e clique em Salvar.
Departamento de Origem***: Informe o departamento que esta enviando o protocolo para a sessão/plenária;
Câmara/Turma***: Selecione a turma da sessão/plenária;
*** A tag vermelha na lateral do campo, sinaliza campos obrigatórios.
Na sequência o processo já se encontra disponível na fila de expediente de sessões/plenárias
Encaminhar Protocolo a Fila de Expediente
Acesse o módulo de Protocolo, seguido de Protocolos, clique no protocolo desejado, seguido do botão Encaminhar para gestão de sessão
Departamento de Origem***: Informe o departamento que está enviando o protocolo para a sessão/plenária;
Na sequência o protocolo já se encontra disponível na fila de expediente de sessões/plenárias
Informações Adicionais
Para mais informações sobre o funcionamento do módulo, consultar as documentações abaixo
BRConselhos – Gestão de Sessões – Fila de Expediente
BRConselhos – Gestão de Sessões – Criação de um Evento/Sessão
BRConselhos – Gestão de Sessões – Inclusão de um Processo/Protocolo na Pauta
BRConselhos – Gestão de Sessões – Inclusão de Participante
BRConselhos – Gestão de Sessões – Deliberações
Obs.: este manual foi desenvolvido utilizando as configurações de interface padrão do sistema BRConselhos, sendo assim esta interface poderá apresentar diferenças na quantidade e nomenclatura de campos para determinados conselhos.
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