Totali Commerce Web | Cotações de preços junto aos fornecedores.
É possível criar, editar, concluir as cotações e efetuar o envio dos e-mails solicitando as cotações aos fornecedores e o reenvio individual em caso de erro.
Após os fornecedores informarem seus preços e condições, o sistema indica qual o melhor fornecedor, segundo cálculo envolvendo os preços e prazos. O usuário define, então, qual fornecedor de fato “ganhou” a cotação daquele item, realizando os pedidos de compra em seguida.
| Deve-se utilizar o Totali Middleware como GUI , e não como serviço.
Configuração
Totali Commerce Web – Parâmetros Gerais
WSMiddleware – E-mail
Configurar o e-mail a ser enviado, tanto para solicitar cotação, quanto para informar que o fornecedor foi o ganhador da cotação.
Totali Config – Compras
Configurar o valor presente, a entrega e os pesos do preço do fornecedor para cálculo.
O normal é a entrega ter um peso pequeno, pois possui maior variação (de 15 para 30 dias de entrega = dobro), enquanto os valores dos produtos não terão variações tão acentuadas.
É possível configurar por filial ou departamento do produto.
A soma dos pesos deve ser 100.
Usuários
Na aba [ Permissões ] tem-se as opções de Cotação de Preços.
Totali Backoffice – Parceiros
Cadastrar e-mail para o envio da solicitação da cotação ao fornecedor.
Configurar valor para pedido mínimo.
Utilização
A cotação de preços pode ser feita no Totali Backoffice (através de sugestão para cotação de preço a ser analisada, editada e enviada para o fornecedor) ou no Totali Web (selecionando os itens a serem cotados).
Totali Backoffice
Sugestão para Cotação de Preço
Aplicar os filtros desejados e inserir o resultado na sugestão de cotação.
Pode-se optar por encerrar a sugestão ou definir novos filtros e inserir mais produtos na mesma sugestão de cotação.
Após gravada, a sugestão aparecerá para análise, edição e envio para o fornecedor no Totali Web.
Totali Commerce Web – Cotação de Preços
Para realizar uma nova cotação de preços para envio aos fornecedores, deve-se seguir o processo abaixo:
- Nova Cotação > Editar Cotação para inserir as informações gerais da cotação.
- Efetuar a inclusão de itens para serem cotados os valores. Nessa tela é possível informar em qual filial será feita a entrega, digitar a quantidade que será cotada e inserir a referência do produto, ou informar a quantidade a ser cotada e pesquisar o produto. Ou seja, deve-se primeiro informar a quantidade para depois informar o produto. Ao se informar uma referência já existente, a tela “soma” as quantidades. A tela possui ainda um botão que permite editar a quantidade e filial de entrega, bem como, cancelar aquele item de cotação;
- Selecionar e incluir para quais fornecedores será enviada a cotação de preços e;
- Fechar Cotação e Enviar.
Após o fechamento da cotação, será enviado e-mail para todos os fornecedores, no formato JSON ou EXCEL, observar que o Middleware deve, obrigatoriamente, ter o Excel instalado para gerar arquivo. Cada fornecedor deverá realizar as inclusões dos valores, prazos de entrega e prazo de pagamento nessa planilha e retornar o e-mail.
| É importante observar que após fechar a cotação e realizar o envio, as telas mostradas até agora não permitirão mais a edição. Servirão apenas para mostrar as informações da cotação, e na tela de fornecedores, aparecerá um botão para realizar o reenvio individual de e-mail ao fornecedor.
A planilha encaminhada ao fornecedor é bloqueada, permitindo somente inserir os valores dos itens, condições de pagamento e prazo de entrega. Se caso o fornecedor desbloquear, ela não será recebida na tela de Cotação de Preços, apresentando mensagem.
Para efetuar o recebimento das cotações que foram enviadas aos fornecedores deve-se seguir o processo abaixo:
O cálculo para definir a melhor cotação é composto de 3 etapas:
- Calcular o prazo médio de pagamento;
- Calcular o valor presente e;
- Aplicar pesos e definir vencedor.
Após realizar o recebimento das cotações é necessário realizar a aprovação do fornecedor vencedor.
Para realizar essa aprovação segue-se o processo abaixo:
Ao aprovar, o fornecedor irá receber um e-mail confirmando que ele foi o que ganhador da cotação indicando o total do pedido e os produtos com quantidades.