Totali Commerce Web – Cotação de Preços

Totali Commerce Web | Cotações de preços junto aos fornecedores.

É possível criar, editar, concluir as cotações e efetuar o envio dos e-mails solicitando as cotações aos fornecedores e o reenvio individual em caso de erro.

Após os fornecedores informarem seus preços e condições, o sistema indica qual o melhor fornecedor, segundo cálculo envolvendo os preços e prazos. O usuário define, então, qual fornecedor de fato “ganhou” a cotação daquele item, realizando os pedidos de compra em seguida.

| Deve-se utilizar o Totali Middleware como GUI , e não como serviço.

 

Configuração

Totali Commerce Web – Parâmetros Gerais

Configurações > Parâmetros > Parâmetros Gerais

 

| A opção de geração de pedidos com entrega em filiais diferentes deve estar ativa.
 
Por padrão este parâmetro já vem ativo. Ao aprovar uma cotação serão gerados, então, os pedidos para os fornecedores e filial de entrega. Quando desativado serão gerados “quebrando” por fornecedor.
 
Parâmetro “PED_FILIAL_COTACAO – Gerar Pedido por Filial na Aprovação da Cotação?”
 

 

WSMiddleware – E-mail

Configurações por Empresa > E-mail

 

Configurar o e-mail a ser enviado, tanto para solicitar cotação, quanto para informar que o fornecedor foi o ganhador da cotação.

 

Totali Config – Compras 

Filiais > Compras 
 
 

Configurar o valor presente, a entrega e os pesos do preço do fornecedor para cálculo.

O normal é a entrega ter um peso pequeno, pois possui maior variação (de 15 para 30 dias de entrega = dobro), enquanto os valores dos produtos não terão variações tão acentuadas.

É possível configurar por filial ou departamento do produto.

A soma dos pesos deve ser 100.

Pode-se realizar a configuração por departamento.
 
 
 

Usuários

TTBackoffice > Principal > Usuário > Cadastro
 
 

Na aba [ Permissões ] tem-se as opções de Cotação de Preços.

 

Totali Backoffice – Parceiros

Principal > Parceiro > Cadastro
 
 

Cadastrar e-mail para o envio da solicitação da cotação ao fornecedor.

Configurar valor para pedido mínimo.

 

Utilização

A cotação de preços pode ser feita no Totali Backoffice (através de sugestão para cotação de preço a ser analisada, editada e enviada para o fornecedor) ou no Totali Web (selecionando os itens a serem cotados).

Totali Backoffice

Sugestão para Cotação de Preço

Principal > Compras > Pedidos > Sugestão para cotação de preço

 

Aplicar os filtros desejados e inserir o resultado na sugestão de cotação.

Pode-se optar por encerrar a sugestão ou definir novos filtros e inserir mais produtos na mesma sugestão de cotação.

Após gravada, a sugestão aparecerá para análise, edição e envio para o fornecedor no Totali Web.

 

Totali Commerce Web – Cotação de Preços

Estoque > Compras > Cotação de Preços

 

Para realizar uma nova cotação de preços para envio aos fornecedores, deve-se seguir o processo abaixo:

  1. Nova Cotação > Editar Cotação para inserir as informações gerais da cotação.
  2. Efetuar a inclusão de itens para serem cotados os valores. Nessa tela é possível informar em qual filial será feita a entrega, digitar a quantidade que será cotada e inserir a referência do produto, ou informar a quantidade a ser cotada e pesquisar o produto. Ou seja, deve-se primeiro informar a quantidade para depois informar o produto. Ao se informar uma referência já existente, a tela “soma” as quantidades. A tela possui ainda um botão que permite editar a quantidade e filial de entrega, bem como, cancelar aquele item de cotação;
  3. Selecionar e incluir para quais fornecedores será enviada a cotação de preços e;
  4. Fechar Cotação e Enviar.

Após o fechamento da cotação, será enviado e-mail para todos os fornecedores, no formato JSON ou EXCEL,  observar que o Middleware deve, obrigatoriamente, ter o Excel instalado para gerar arquivo. Cada fornecedor deverá realizar as inclusões dos valores, prazos de entrega e prazo de pagamento nessa planilha e retornar o e-mail.

| É importante observar que após fechar a cotação e realizar o envio, as telas mostradas até agora não permitirão mais a edição. Servirão apenas para mostrar as informações da cotação, e na tela de fornecedores, aparecerá um botão para realizar o reenvio individual de e-mail ao fornecedor.

A planilha encaminhada ao fornecedor é bloqueada, permitindo somente inserir os valores dos itens, condições de pagamento e prazo de entrega. Se caso o fornecedor desbloquear, ela não será recebida na tela de Cotação de Preços, apresentando mensagem.

Para efetuar o recebimento das cotações que foram enviadas aos fornecedores deve-se seguir o processo abaixo:

O cálculo para definir a melhor cotação é composto de 3 etapas:

  1. Calcular o prazo médio de pagamento;
  2. Calcular o valor presente e;
  3. Aplicar pesos e definir vencedor.

Após realizar o recebimento das cotações é necessário realizar a aprovação do fornecedor vencedor.

Para realizar essa aprovação segue-se o processo abaixo:

Ao aprovar, o fornecedor irá receber um e-mail confirmando que ele foi o que ganhador da cotação indicando o total do pedido e os produtos com quantidades.