Totali Backoffice – Envio de Cartas de Cobrança e Registro e Baixa do SPC

Totali Backoffice – Versão 6.1G r01

Processo de geração e envio de cartas de cobrança, registro e baixa de clientes no SPC.

Configuração

Totali Config

Parceiros > Correspondências
 
Clique no primeiro ícone da lista no canto superior esquerdo [Novo registro]. Em [Descrição] informe um nome e em [Nome do arquivo RTM…] informe o caminho local ou de rede, onde está localizado o arquivo que contém o leiaute da carta de Inclusão e Reenvio e clique no último ícone para gravar a configuração. Faça o download de um modelo clicando Aqui!!
 
DICA: Verifique e configure o caminho para os arquivos .rtm que serão utilizados nesse processo. Utilize o comando “select rbpath, * from tt_cfg” para verificar a configuração atual. Se estiver em branco, defina um caminho, como por exemplo “C:\rtm”. Os arquivos .rtm podem estar dentro de um subpasta, como na imagem abaixo.
 
 
 
 
Outros > Ambiente > Aba Cobrança > Aba Regras SPC
 
Defina as regras de inclusão e exclusão do sistema SPC de acordo com a política interna do cliente. Definidas as regras, as ações de inclusão e exclusão são automáticas.
 
 
 
Outros > Ambiente > Aba Cobrança > Aba Regras para Cartas
 
Em [Motivo da Correspondência], selecione o modelo desejado e clique em [Pesquisar] para que sejam listados os clientes que se encontram dentro das regras definidas acima.  Utilize os demais filtros para reduzir ou precisar melhor sua busca, como por exemplo usando a opção [Cliente]. Em [Imprimir], selecione os clientes que você gostaria de notificar
 

 

Utilização

Totali Backoffice

Principal > Clientes > Mala Direta > Confirmação

Defina o [Motivo da Correspondência] e clique em [Pesquisar]. Para reduzir ou tornar a busca mais específica, utilize os demais filtros disponíveis, como por exemplo, o filtro [Cliente].

Em [Imprimir], selecione o(s) cliente(s) que deseja notificar e em [Carta/E-mail], faça a impressão ou faça o envio de arquivo .pdf diretamente para o endereço eletrônico do cliente.

 

 

 

Após esse processo, a coluna [Impressa/Enviado] será preenchida para haver um controle dos clientes já notificados. A coluna é preenchida tanto nos casos em que a notificação é feita por email quanto nos casos em que o aviso é impresso e enviado pelos correios, por isso a coluna se chama [Impressa/Enviado].

 

Principal > Clientes > Mala Direta > Registro

Caso haja algum caso em que seja necessário gerar carta de aviso de forma manual, utilize essa opção. Faça a busca utilizando os diversos filtros disponíveis, selecione o tipo de correspondência e finalize clicando em [Correspondência].

 

Registro no SPC

Conforme definido nas configurações, quando houver parcelas vencidas há mais de 45 dias, o cliente será incluído automaticamente no SPC dentro do sistema. Significa que, ao abrir o cadastro do cliente, aparecerá destacado que o cliente foi incluído no SPC. O registro e retirada de fato será feito manualmente.

O registro dentro do sistema por ser feito automaticamente ou manual. De forma automática será necessária a ação de um consultor habilitado para fazer a inclusão e configuração. Para inclusão manual, acesse [Principal > A Receber > Registro e Baixa no SPC].

Após a ação manual de inclusão, ao abrir o cadastro do cliente, aparecerá o alerta de inclusão.