Ordens de Serviço – Integração Gesti X EME4

EME4 – Versão 05.00.00 | Possibilidade de solicitação de manutenção de produtos que possuem controle por número de série, através do Gesti.

| Os números de série pertencentes ao cliente (e vinculados após uma venda ou através de Transferência de Identificação) serão listados, de forma automática, ao registrar a solicitação/ticket.

| Módulos necessários: Integração Gesti e Ordens de Serviço.

Configurações

Habilitar Funcionalidades (Gesti)

 Configurações > Habilitar Funcionalidades
 
 

Em [ Ramo Empresa ] selecionar [ Indústria ].

| No EME4, em Estrutura Interna > Plano de Classificação > Categoria, deve-se incluir a categoria padrão para integração com o Gesti.

Informar o código cadastrado (ex.: Integra_Ge) no parâmetro [ Categoria padrão para integração (EME4/Service) ].

Marcar o parâmetro [ Integrar Solicitação OS (EME4) ].

Clicar no botão [ Atualizar ] para salvar as configurações. 

Conexão Banco de Dados (EME4)

Configurar a conexão de Banco de Dados para que, ao incluir/encerrar uma ordem de serviço no EME4, sejam gerados automaticamente os trâmites no Gesti.

 Integração Externa > Integração Gesti > Conexão Banco de Dados
 
Informar:

Banco de Dados: Oracle;
Servidor: IP do servidor fornecido pela EME4;
Base de Dados: nome da base de dados fornecido pela EME4;
Usuário: usuário da base de dados fornecido pela EME4;
Senha: senha da base de dados fornecida pela EME4.

Leiaute de Importação

As solicitações de ordens de serviços realizadas no Gesti são importadas para o EME4 através do Banco de Dados.

 Integração Externa > Integração Banco de Dados > Layout Importação Banco de Dados

Criar um novo leiaute e no campo [ Sistema Origem ] informar [ GES ] .

Após [ Confirmar ] é necessário fazer a importação do leiaute.

| O leiaute atualizado deve ser solicitado ao Suporte EME4.

Clicar em [ Ações ], [ Importar Tabelas e Campos Layout ].

Selecionar o arquivo de leiaute e clicar em [ Importar ].
 

Para que as tabelas ( TIMUS) sejam criadas no Banco de Dados , clicar em [ Ações ], [ Refazer Tabelas e Campos Layout ].

Monitor de Importação

 Integração Externa > Integração Banco de Dados > Configuração Importação BD

 

Informar:

Timer Monitor (segundos): tempo que o sistema irá levar para atualizar, de forma automática, a tela do monitor;
Dias anteriores a Data Atual (Período Monitor): data inicial para filtro dos lançamentos do monitor.

Marcar o parâmetro [ Utiliza ID Master X Detail ].

Clicar em  [ Publicar Indicadores Padrão ] para que sejam realizadas a publicação/verificação da TIMU_DOCUMENTO.

Após a publicação pode-se visualizar os registros.

Na aba [ Indicadores Importação BD ], em cada um dos registros, alterar a tabela TIMU_DOCUMENTO para TIMU_SOLICITACAOORDEMSERVICO.

Na aba [ Informações Monitor Importação BD ] alterar a descrição do campo [ TIMU ] para [ TIMU_SOLICITACAOORDEMSERVICO ] através do comando:

SELECT id id_TIMU_SOLICITACAOORDEMSERVICO, (‘Nro. Ticket: [‘+CAST(nroticket AS VARCHAR(25))+’] – Filial: [‘+ CAST(Filial AS VARCHAR(5))+’] – CPF/CNPJ Cliente: [‘+CAST(CPFCNPJCli AS VARCHAR(20))+’]’) AS DESCRICAO FROM TIMU_SOLICITACAOORDEMSERVICO (NOLOCK)

Clicar em [ Confirmar ] para salvar as informações.

Utilização

Abrir novo Ticket (Gesti)

Acessar o Gesti (com um usuário do cliente), clicar em [ Abrir novo Ticket ] e informar todos os campos.

| Note que, no campo destacado em azul, são mostrados os números de séries pertencentes ao cliente.

Ao clicar em [ Registrar o Ticket ] será gerada a numeração do ticket e incluídos os registros nas TIMUS do EME4.

Importar registros do Gesti para o EME4

 Integração Externa > Integração Banco de Dados > Importação Banco de Dados
 

| Esta rotina pode ser automatizada através de tarefa agendada. Saiba mais sobre timus aqui.

Para importação manual do Gesti para o EME4 é necessário incluir um novo registro.
 
 
Selecionar o leiaute criado para importação do Gesti e clicar em [ Confirmar ] .
 
 
Após a importação, o registro pode ser visualizado.
 
 

Registrar Solicitações de Ordens de Serviço

 Ordens de Serviço > Registrar Solicitações Ordens de serviço
 
A cada registro processado com sucesso será gerada uma Solicitação de Ordem de Serviço.
 

| Note que as solicitações originadas a partir do Gesti terão [ Nro Ticket ] preenchido.

 
Número de série, cliente e descrição do ticket serão preenchidos conforme as informações cadastradas na inclusão do ticket, no Gesti.
 

| O produto será encontrado através do número de série.

 

Gerar Ordens de Serviço

 Ordens de Serviço > Gerar Ordens de Serviço
 
 
Ao gerar uma Ordem de Serviço será incluído, de forma automática, o trâmite no Gesti.
 
 
Além disso, o log de inclusão do trâmite pode ser visualizado na aba [ Ocorrências Documento ].
 
 

Finalizar Ordens de Serviço

 Ordens de Serviço > Finalizar Ordens de Serviço

 

A finalização da Ordem de Serviço também gerará, de forma automática, um trâmite no Gesti para que o cliente seja informado.