EME4 – Manual Qualidade

Manual Qualidade.

O módulo Qualidade visa atender as necessidades dos clientes em garantir a qualidade dos produtos adquiridos e/ou produzidos na empresa.

A garantia da qualidade, por sua vez, dá-se através de inspeções que verificam características e aspectos técnicos do produto.

Através do módulo é possível registrar, por exemplo, laudos de inspeção, não-conformidades, ações corretivas e ações de melhoria.

Configuração

As configurações do Módulo Qualidade abrangem o cadastro de Inspetores, Aparelhos, Defeitos, Características, Níveis de Qualidade, Planos de Amostragens, Níveis de Inspeção, Finalidades, Embalagens, Normas, Tabelas de Amostragem, Resultados e Tipos de Laudo.

| O NQA (Nível de Qualidade Aceitável) é a máxima porcentagem defeituosa (ou número máximo de defeitos ou não-conformidades) que, para fins de aceitação por amostragem, pode ser considerada satisfatória como média de um processo ou série contínua de lotes.

 

Registrar Inspetores

 Configurações > Registrar Inspetores

Pessoas físicas responsáveis pelos laudos/inspeções.

 

Informar [ Código ], selecionar [ Pessoa Física ] e clicar em [ Confirmar ].

 

Registrar Aparelhos

 Configurações > Registrar Aparelhos

Aparelhos/instrumentos de medição dos laudos/inspeções.

Informar [ Código ], [ Nome ] e [ Data Validade ] (opcional) do aparelho. Clicar em [ Confirmar ].

 

 

Registrar Defeitos

 Configurações > Registrar Defeitos

Aspectos/problemas dos laudos/inspeções.

 

Informar [ Código ] e [ Descrição ] do defeito. Clicar em [ Confirmar ].

 

Registrar Características

 Configurações > Registrar Características

Características/aspectos dos laudos/inspeções.

Informar [ Código ] e [ Descrição ] da característica. Clicar em [ Confirmar ].

 

Registrar Níveis de Qualidade

 Configurações > Registrar Níveis de Qualidade

Níveis de qualidade conforme NQA do produto (ex.: nível 1 – NQA 0,010 – se em 1.000 unidades do produto for encontrado 1 problema/defeito). 

Informar [ Código], [ Descrição ] e [ Nível ] de qualidade. Clicar em [ Confirmar ].

 

Registrar Planos de Amostragens

 Configurações > Registrar Planos de Amostragens

Planos de amostragens dos laudos/inspeções (quantidades de amostras a serem inspecionadas e quantidades máximas aceitas de defeitos para cada Nível de Qualidade Aceitável – NQA).

Informar [ Código ] do plano de amostragem.

Após informar amostras e índices da qualidade clicar em [ Confirmar ].

 

Amostras

Selecionar [ Tabela de Amostragem ] e informar [ Tamanho da Amostra ] (quantidade de itens).

 

Índices de Qualidade

Informar [ Índice ] e selecionar [ Nível de Qualidade ].

 

Registrar Níveis de Inspeção

 Configurações > Registrar Níveis de Inspeção

Níveis de inspeção dos laudos/inspeções (conforme tamanhos de lotes e seus respectivos planos de amostragens).

Informar [ Código ] e [ Descrição ] do nível de inspeção.

Após informar amostragens de inspeção clicar em [ Confirmar ].

Amostragens de Inspeção

Informar [ Tamanho Lote ] e selecionar [ Plano de Amostragem ] da amostragem.

 

Registrar Finalidades

 Configurações > Registrar Finalidades

Finalidades dos produtos após o resultado dos laudos/inspeções (ex.: industrialização, revenda, exportação, amostra grátis, liberação emergencial).

  

Informar [ Código ] e [ Descrição ] da finalidade. Clicar em [ Confirmar ].

 

Registrar Embalagens

 Configurações > Registrar Embalagens

Embalagens dos produtos podendo-se, inclusive, especificar embalagens com quantidades (ex.: Caixas de 10 unidades, Pacote com 25 itens, Frasco de 220 ml).

 

Informar [ Código ] e [ Descrição ] da embalagem. Clicar em [ Confirmar ].

 

Registrar Normas

 Configurações > Registrar Normas

Normas com definições de regras para execução dos laudos/inspeções.

 

Informar [ Descrição ], selecionar [ Tabela de Amostragem ], [ Resultado Inicial ] e quanto itens [ Inspecionar ] na norma.

Clicar em [ Confirmar ].

Inspecionar:

Todos: inspecionar todos os laudos;
Nenhum: não inspecionar os laudos;
Primeiro após: inspecionar o primeiro laudo após o número de [ Laudos Aprovados ];
Escolher entre: escolher o laudo a inspecionar entre o número de [ Laudos Aprovados ].

 

Registrar Tabelas de Amostragem

 Configurações > Registrar Tabelas de Amostragem

Tabelas de amostragens para execução dos laudos/inspeções (conforme número/quantidade de produtos x defeitos).

Exemplo:

Normal: número/quantidade de produtos para inspeção “x” e aceito número/quantidade “y” defeitos;
Severa:  número/quantidade de produtos para inspeção maior que “x” e aceito número/quantidade menor que “y”;
Atenuada: número/quantidade de produtos para inspeção menor que “x” e aceito número/quantidade maior que “y”.

 

Quantidade/Número

 

Produtos (x)

Defeitos (y)

Atenuada

30

7-9 

Normal

50

4-6

Severa

100

1-3

Informar [ Código ] e [ Descrição ] da tabela de amostragem. Clicar em [ Confirmar ].

Clicar em [ Ações ], [ Publicar Tabelas (NBR 5426 – 1985) ] para publicar a tabela com os três tipos de amostragem: simples, dupla e múltipla.

 

Registrar Resultado

 Configurações > Registrar Resultado

Resultados após execução dos laudos/inspeções.

Informar [ Código ] e [ Descrição ] do resultado da inspeção/laudo. Clicar em [ Confirmar ].

 

Registrar Tipos de Laudo

 Configurações > Registrar Tipos de Laudo

Tipos de laudos/inspeções conforme parâmetros, produtos, defeitos, classes, características e normas de inspeção.

Aba Parâmetros

Dias Validade: informar a validade do laudo (em dias).

Dias Inspeção: informar o número máximo de dias para realizar a inspeção.

Tipo de Produtos: selecionar o tipo de produto (Matéria-Prima – ref. Compras/Fornecedores  ou Produto Acabado – ref. Produção/Clientes).

Tipo de Resultado: selecionar o tipo de resultado (Simples ou Tabela de Resultados). Na opção “Simples”, o resultado “Em Inspeção”, “Aprovado” , “Cancelado” ou “Reprovado” será mostrado no cabeçalho do laudo.

Utiliza NQA do Produto: ao marcar esta opção, o sistema verificará o nível de qualidade mínima informada no produto. Se quantidade de problemas/defeitos encontrados no produto for menor ou igual a quantidade mínima, o produto é considerado aprovado. Caso contrário, será reprovado.

Ao não utilizar/marcar esta opção, o sistema verificará qual o nível de qualidade do produto. A verificação é realizada do 1° nível, passando para os níveis subsequentes até não haver mais níveis aceitáveis (neste caso, reprovando o produto). Se quantidade de problemas/defeitos encontrados no produto for menor ou igual a quantidade aceitável, o sistema determina este nível de qualidade como NQA do produto.

Opções [ Utiliza NQA do Produto ] e [ Desabilitar Classificação ] marcadas:

 

Opções [ Utiliza NQA do Produto ] e [ Desabilitar Classificação ] desmarcadas:

Resultado Inicial: selecionar o resultado final se:

1) campo [ Tipo de Resultado ] =  Tabela de Resultados e;
2) resultado final tiver que ser sempre o mesmo.

Caso contrário, não selecionar o resultado final (deixar o campo em branco) para que o sistema busque a informação conforme o cadastro de Normas.

Aba Produtos

Ao marcar a opção [ Utiliza NQA do Produto ] na aba [ Parâmetros ] deve-se informar, obrigatoriamente, o Nível de Qualidade Aceitável – NQA.

| Informar [ Amostra Fixa ] caso a quantidade da amostra deve ser fixa independente da quantidade do lote. Ao preencher este campo, o sistema desconsiderará a tabela de amostragem.

Assim, ao registrar um laudo de inspeção e selecionar [ Tipo de Laudo ] tem-se, automaticamente, o [ Nível de Qualidade ].

Em [ Identificações Produto Laudo ] é possível cadastrar normas de inspeção para a identificação (cliente/fornecedor). Este cadastro permite consultar as situações inicial e atual do fornecedor com o produto. O sistema irá criar o vínculo com o fornecedor, caso não seja criado o saldo, e caso o vínculo com o fornecedor já exista fará a alteração da situação atual).

Na aba [ Ocorrências ] são listadas as inclusões/alterações em [ Identificações Produto Saldo ].

Aba Defeitos

Possíveis problemas/defeitos que o produto do laudo/inspeção pode apresentar, além do percentual máximo de defeitos aceitos e o aparelho utilizado para verificar cada um dos defeitos.

Selecionar [ Defeito ], informar [ % Máximo Aceito ] e selecionar [ Aparelho ].

Aba Classes

Possíveis tipos/variações que o produto pode apresentar. Ao efetuar a inspeção do laudo é informado o percentual de cada classe. A classe que apresentar o maior percentual será determinada como predominante.

| Para desabilitar a aba [ Classes ] deve-se acessar [ Registrar Tipos de Laudo ], aba [ Parâmetros ] e marcar a opção [ Desabilitar Classificação ].

Informar [ Descrição ] da classe do tipo de laudo.

Aba Características

Características que o produto deve apresentar, além do aparelho a ser utilizado e as especificações esperadas.

No exemplo, abaixo, o produto deve possuir 5 características, sendo a primeira “aparência/embalagem sem rebarbas, deformações e quantidade correta”. Além disso, esta verificação deve ser feita de forma visual.

Selecionar [ Característica ] e [ Aparelho ] e informar [ Especificações ] do tipo de laudo.

Aba Normas Inspeção

Normas de inspeção que o tipo de laudo deve utilizar para gerar o resultado do laudo/inspeção (conforme níveis, aprovações e intervalo (dias) especificados).

| Para definir se o laudo está aprovado, o sistema verifica o [ Resultado ] do cabeçalho do documento. Se o período de [ Intervalo (Dias) ] possuir um laudo reprovado, o sistema reinicia a contagem de laudos aprovados.

Selecionar [ Norma ] e informar [ Nível ], [ Aprovações ] e [ Intervalo (Dias) ] do tipo de laudo.

 

Utilização

Registrar Laudo de Inspeção

 Qualidade > Registrar Laudo de Inspeção

 

| Laudo de inspeção refere-se a um parecer técnico ou tipo de vistoria . O INMETRO define inspeção como “Avaliação da Conformidade pela observação e julgamento, acompanhada, conforme apropriado, por medições, ensaios ou uso de calibres”. As atividades de inspeção podem incluir o ensaio de produtos, materiais, instalações, plantas, processos, procedimentos de trabalho ou serviços, durante todos os estágios de vida desses itens e visam a determinação da conformidade em relação aos critérios estabelecidos por regulamentos, normas ou especificações, e o subsequente relato de resultados.

Na tela [ Registrar Laudo de Inspeção ] é possível cadastrar informações completas relativas à vistoria e ao ateste do que foi analisado e avaliado, bem como, a partir deste registro, gerar as não-conformidades e também as ações corretivas.

Alguns processos podem ser executados de maneira automática bastando selecionar o laudo de inspeção e clicar nos botões para:

Gerar Não-Conformidade: não-conformidade do laudo/inspeção listando-a em [ Registrar Não-Conformidades ];

Gerar Ação Corretiva: ação corretiva do laudo/inspeção listando-a em [ Registrar Ações Corretivas ].

Também é possível [ Gerar Laudo ] de maneira simples e rápida através do preenchimento de apenas três informações: [ Cliente/Fornecedor ], [ Produto ] e [ Quantidade ]. O laudo gerado é listado em [ Registrar Laudo de Inspeção ].

 

Cabeçalho

Ao selecionar [ Tipo de Laudo ] as informações configuradas neste tipo são mostradas, automaticamente, no laudo de inspeção como, por exemplo, [ Nível de Inspeção ], [ Nível de Qualidade ], [ Tipo de Produto ], [ Produto ], [ Marca ], abas [ Características ], [ Defeitos ] e [ Classes ], entre outras.

| Após selecionar [ Tipo de Laudo ] algumas informações mostradas automaticamente podem ser alteradas (ex.: Nível de Inspeção) e outras não (ex.: Tipo de Produto).

Situação: selecionar a situação do laudo (Em aberto, Encerrado ou Cancelado).

Resultado: selecionar o resultado/fase de inspeção do laudo (Em Inspeção, Aprovada, Reprovada ou Cancelada).

| O campo [ Classe Pred. ] =  Nenhuma será mostrado somente se em Tipos de Laudo:
1) na aba [ Classes ] não haja nenhuma classe cadastrada e;
2) na aba [ Parâmetros ] a opção [ Desabilitar Classificação ] não estiver marcada.

Aba Produto

Tipo de Produto: matéria/prima ou produto acabado.

Unidade: unidade que está sendo movimentada (no recebimento físico/ordem de produção) ou unidade padrão de estocagem do produto.

Qtd. Amostra: quantidade de amostra conforme a tabela de amostragem ou quantidade fixa do produto, podendo ser alterada.

Qtd. Amostra Trab.: quantidade de amostra real utilizada na inspeção.

Unidade Com.: unidade que o produto será comercializado.

Aba Características

Características/atributos a serem verificados na inspeção do produto.

Máximo/Mínimo: valores máximo e mínimo são meramente informativos sendo utilizados apenas em relatórios.

Exemplos:

[ Característica ] = Umidade com [ Qtde Característica ] = 10%, [ Máximo ] = 12% e [ Mínimo ] = 8%;
[ Característica ] = Peso com [ Qtde. Característica ] = 10 (quilos), sendo [ Máximo ] = 1,01 e [ Mínimo ] = 0,99.

| A [ Situação ] da característica, informada pelo usuário, não altera o resultado final do laudo (campo [ Resultado ] no cabeçalho do laudo). Assim, caso seja evidenciada alguma inconsistência que possa ser facilmente contornada mantém-se um histórico do fato e, por sua vez, evita-se a reprovação do laudo.

Aba Defeitos

Defeitos/problemas que podem ser encontrados na inspeção do produto.

 

Com base na [ Qtd. Defeito ] será calculado o [ % Defeito ], verificado o [ % Máximo Aceito ] e, então, gerado o resultado do laudo (aprovado/reprovado).

| A [ Situação ] do defeito, informada pelo usuário, altera o resultado final do laudo (campo [ Resultado ] no cabeçalho do laudo).

Aba Classes

A aba [ Classes ] será mostrada somente se em [ Tipos de Laudo ], aba [ Parâmetros ], o campo [ Desabilitar Classificação ] não estiver marcado.

As classes referem-se aos possíveis tipos/variações que o produto pode apresentar. Ao efetuar a inspeção do laudo deve-se clicar no ícone [ Detalhe (F6) ] e informar [ Percentual ] de cada classe. A classe que apresentar o maior percentual será determinada como predominante.

Aba Resultados

Quantidades/percentuais relacionados ao(s) resultado(s) de um laudo.

 

| Um laudo pode ter “n” resultados, e não apenas [ Aprovado ] ou [ Reprovado ], conforme exemplos abaixo.

Anexos Laudo Inspeção

Anexos/documentos relacionados ao laudo (ex.: documentos técnicos, instruções, formulários, manuais, guias, fluxos, gráficos, imagens, fotos etc.).

 

Registrar Não-Conformidades

 Qualidade > Registrar Não-Conformidades

| Não conformidades referem-se ao não atendimento de requisitos pré-estabelecidos. Estado ou condição de um sistema, processo, produto ou serviço em que há uma ou mais características/atributos não-conforme com a especificação ou outro padrão de desempenho ou inspeção.

  

Selecionar a não-conformidade e clicar nos botões para:

Gerar Ação Corretiva: ação corretiva da não-conformidade listando-a em [ Registrar Ações Corretivas ].

Gerar Ação de Melhoria: ação de melhoria da não-conformidade listando-a em [ Registrar Ações de Melhoria ].

Aba Geral

Relacionada com: selecionar com o que a ação corretiva está relacionada (Nenhum, Processo, Processo, Sistema de Qualidade).

Proveniente de: selecionar a origem/motivo da ação corretiva (Nenhum, Processo Produtivo, Reclamação de Cliente, Devolução de Cliente, Auditorias Internas/Externas, Inspeção de Recebimento).

Informar [ Ação Imediata Cliente ] e [ Ação Imediata Fornecedor ] registrando o que o cliente/fornecedor fez imediatamente após encontrar a não-conformidade e marcar [ Eficaz ] para indicar que a ação foi suficiente e, portanto, solucionou efetivamente a não-conformidade.

Aba Defeitos

| Utilização/campos semelhantes a opção [ Registrar Laudo de Inspeção ], aba [ Defeitos ].

Aba Anexos Não Conformidade

| Utilização/campos semelhantes a opção [ Registrar Laudo de Inspeção ], aba [ Anexos Laudo Inspeção ].

 

Registrar Ações Corretivas

 Qualidade > Registrar Ações Corretivas

| Ações corretivas são medidas tomadas para eliminar a(s) causa(s)-raiz de não-conformidades, acidentes ou incidentes identificados, a fim de prevenir sua repetição.

Aba Geral

 

Relacionada com: selecionar com o que a ação corretiva está relacionada (Nenhum, Processo, Processo, Sistema de Qualidade).

Proveniente de: selecionar a origem/motivo da ação corretiva (Nenhum, Processo Produtivo, Reclamação de Cliente, Devolução de Cliente, Auditorias Internas/Externas, Inspeção de Recebimento).

Informar [ Investigação da Causa ], [ Plano de Ação ], [ Impacto ] e [ Resultado da Ação ] e marcar [ Eficaz ] para indicar que a ação foi suficiente e, portanto, corrigiu efetivamente a não-conformidade.

Aba Defeitos

| Utilização/campos semelhantes a opção [ Registrar Laudo de Inspeção ], aba [ Defeitos ].

 

Registrar Ações de Melhoria

 Qualidade > Registrar Ações de Melhoria

| Ações de melhoria são atividades ligadas ao aprimoramento contínuo, buscando maneiras de fazer melhor o trabalho executado diariamente. Envolve identificação/adoção de práticas de trabalho geradas pela experiência que contribui para a eficiência e eficácia do trabalho.

Aba Geral

Proveniente De: selecionar a origem/motivo da ação de melhoria (Não Conformidade, Melhoria Contínua, Solicitação Cliente, Adequação à Norma, Produto Novo, Sistema de Qualidade, Processo Produtivo, Reclamação de Cliente, Inspeção de Recebimento, Auditorias Internas/Externas, Devolução p/ Fornecedor, Outros). Ao selecionar [ Outros ], informar origem/motivo.

Informar, de maneira genérica, [ O que fazer ], [ Como fazer ], [ Monitoração das Ações ] e [ Verificação de Eficácia ].

Aba Ações

Informar cada uma das ações necessárias para que o objetivo da ação de melhoria proposta seja atingido.

Ao informar, por exemplo, [ Responsável ] e [ Prazo ] torna-se mais fácil acompanhar as ações propostas e verificar se estas ações estão sendo executadas conforme planejadas.

A [ Evidência da Implementação ], por sua vez, serve como comprovação da execução da ação de melhoria podendo-se, inclusive, verificá-la na prática.

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