Configuração e utilização de Ordens de Serviços.
O EME4 permite dois tipos de processos envolvendo prestação de serviços:
1. Ordem de Serviço
Exemplo: cliente leva seu veículo para revisões/manutenções. Neste caso é registrado uma Ordem de Serviço para controle dos produtos e serviços que serão prestados (módulos utilizados: M3OrdemServico, M3OSVeiculos e M3Crediario).
2. Assistência Técnica
Exemplo: cliente leva sua televisão para conserto, sendo em garantia ou não. Este processo consiste em adicionar produtos e serviços para conserto e incluir detalhes do produto que será consertado (módulos utilizados: M3OrdemServico e M3Crediario).
| O módulo M3Crediario é opcional em ambos os segmentos, podendo utilizar a aba [ Parcelamento ] do próprio documento Ordem de Serviço.
Configuração
Tipos de Documentos
Elementos Fundamentais > Tipos de Documento > Vendas > Ordens Serviço
Parâmetros de Filiais
Elementos Fundamentais > Configurações Gerais > Parâmetros Filiais
Definir Grupos de Acesso
Exemplos:
Vendas
Vendas Balcão
Famílias Produtos
Essa funcionalidade permite que a venda do produto gere, de forma automática, a prestação de um serviço.
| O serviço é apenas para controle, pois a sua execução já está embutida no custo/preço do produto.
No exemplo, abaixo, a venda do produto [ Pneu ] gera o serviço [ Balanceamento ].
| É possível efetuar esta mesma configuração em Grupo de Produtos para novos cadastros.
Parâmetros do Usuário (Opcional)
Elementos Fundamentais > Configurações Gerais > Parâmetros do Usuário
Marcar [ Usar Representante do Usuário em Pedidos ] e [ Confirmar ].
Registrar Tipos de Serviço
Ordens de Serviço > Configurações Ordem Serviço > Registrar Tipos de Serviço
Registrar Tipos de Atendimento
Ordens de Serviço > Configurações Ordem Serviço > Registrar Tipos de Atendimento
Registrar Modalidades de Atendimento
Ordens de Serviço > Configurações Ordem Serviço > Registrar Modalidades de Atendimento
Registrar Parecer Técnico
Ordens de Serviço > Configurações Ordem Serviço > Registrar Parecer Técnico
Registrar Pesquisas
Ordens de Serviço > Configurações Ordem Serviço > Registrar Pesquisas
Utilização
Registrar Solicitações Ordem de Serviço
Ordens de Serviço > Registrar Solicitações Ordem de Serviço
Gerar Ordens de Serviço
Ordens de Serviço > Gerar Ordens de Serviço
| Para gerar a Ordem de Serviço através da Solicitação, o documento deve possuir a parte [Produto O.S. ] habilitada em Elementos Fundamentais > Tipos de Documento > Vendas > Ordem de Serviço.
Ordens Serviços Simplificadas
Ordens de Serviço > Ordens Serviços Simplificadas
| É possível utilizar esta opção somente com o usuário logado em uma única filial.
Registrar Ordens de Serviço
Ordens de Serviço > Registrar Ordens de Serviço
Esta tela tem a mesma função que a anterior (Registrar Ordem de Serviço), porém mais completa e sem teclas de atalho.
Registrar Ocorrências Serviços
Ordens de Serviço > Registrar Ocorrências Serviços
Nesta opção é possível registrar as horas referentes à execução dos serviços para conserto do produto podendo-se, assim, faturá-los posteriormente.
Finalizar Ordem de Serviço
Ordens de Serviço > Finalizar Ordem de Serviço
Esta etapa é necessária para que a Ordem de Serviço seja faturada – ou não (caso seja uma Ordem de Serviço em Garantia).
Utilizar o Ctrl + clique para selecionar mais de uma OS e [ Finalizar ].
Gerar Cotação Ordem Serviço
Ordens de Serviço > Gerar Cotação Ordem Serviço
Opção para gerar uma Cotação de Venda (no módulo Vendas).
Gerar Pedido Ordem Serviço
Ordens de Serviço > Gerar Pedido Ordem Serviço
Opção para gerar um Pedido de Venda (no módulo Vendas).
Gerar Nota Ordem Serviço
Ordens de Serviço > Gerar Nota Ordem Serviço
Opção para gerar a Nota Fiscal de Venda (no módulo Vendas).
Gerar Remessa Saída Ordem Serviço
Ordens de Serviço > Gerar Remessa Saída Ordem Serviço
Opção para gerar uma Nota de Remessa de Saída (em Remessas/Retornos).
| O documento deve possuir a parte [ Produto OS ]. O objetivo do caso de uso é emitir uma Nota Fiscal de Remessa Saída para baixa de Estoque dos Itens utilizados na OS. Itens que não foram faturados, ou seja, trocados em garantia.
Reabrir Ordem Serviço
Ordens de Serviço > Reabrir Ordem Serviço
Opção para reabrir Ordem de Serviço finalizada.
Cancelar Ordem Serviço
Ordens de Serviço > Cancelar Ordem Serviço
Opção para cancelar uma Ordem de Serviço.
Registrar Pós-Vendas
Ordens de Serviço > Registrar Pós-Vendas
Opção para responder um questionário de entrevista junto ao cliente (pós-venda).
Clicar em [ Alterar ] para responder a pesquisa.
Após [ Confirmar ] é possível consultar as pesquisas. Também é possível desenvolver relatórios ou OLAPs para apuração destas informações.