Esta parametrização serve para quando a venda for realizada com pagamento em cartão de crédito, que não consuma o limite de crédito do cliente.
Configurações
O primeiro passo é configurar a Condição de Parcelamento.
Caminho: Elementos Fundamentais > Configurações Gerais > Registrar Condições Parcelamentos
Aba: Geral, marque o parâmetro de À Vista.
Limite de Crédito
Como a validação deste será sobre o limite de crédito que não deverá ser consumido se o pagamento for via cartão de crédito, o cliente precisa ter um limite de crédito registrado.
Caminho: Elementos Fundamentais > Relacionamentos > Pessoas Jurídicas
Aba: Papel Relacionamento > Dados Crédito, informe um limite de crédito para este.
Utilização
Pedido de Venda
Quando gero o pedido de venda, ele gera a mensagem de limite de crédito atingido.
Carrego o Pedido de Venda na Nota fiscal eletrônica (Nfe), como o pagamento é em cartão à vista, ele não bloqueia o pedido, pois, o mesmo será quitado.
Se consultarmos o cadastro do cliente, o mesmo já estará com o valor de crédito consumido.
Configurações: Recebimentos Diversos
Para liberar o crédito do cliente, é necessário gerar um Recebimento em Operações Bancárias.
Caminho: Elementos Fundamentais > Tipos de Documentos > Operações Tesouraria > Recebimentos Diversos, registre um tipo de documento de recebimento.
Aba: Partes Documento > Liquidação > Cartão CRE
Registro um recebimento
Caminho: Financeiro> Tesouraria > Registrar Recebimentos Diversos, incluir (+)
Selecione o título a ser quitado.
Aba: Liquidação > Cartão CRE, selecione o cartão e confirme
Cartão Recebimento
Como foi realizado um recebimento via cartão de crédito, o valor a ser recebido não será mais do cliente, e sim da operadora do cartão, para que eu possa consultar estes saldos.
Caminho: Financeiro > Receitas > Consultar Cartões Recebimento
Uma observação importante, quando o parcelamento for no boleto, e o limite de crédito estiver atingido, o pedido será bloqueado.