Funcionalidade disponível a partir da versão 03.40.00.
Destinada aos Conselhos Regionais de Economia.
Introdução
Este manual se refere a configuração e utilização dos novos campos para integração com a API de emissão de carteiras (API Cadastro Nacional) realizada pela empresa Thomas Greg.
Campos abordados:
- Observação Carteira
- Cargo Responsável Assinatura
- Nome Responsável Assinatura
- Assinatura (imagem)
Configuração
1 – Configurar os cargos de ‘Presidente’ e ‘Vice-Presidente’, que são os previstos para assinar as carteiras.
Para isso, acesse: “Cadastro > Cargos”
Então, será necessário verificar se os cargos de ‘Presidente’ e ‘Vice-Presidente’ já estão cadastrados na sua base. Caso não estiverem, clique no botão ‘Novo’ para cadastrar. Caso já estejam, clique sobre o cargo para editar.
Conforme imagem abaixo, é necessário preencher o campo ‘Cargo’ conforme o tipo de cargo que estiver editando/cadastrando.
2 – Cadastrar ‘Presidente’ e ‘Vice-Presidente’ como colaboradores no sistema
Acesse: Interno >> Colaborador
Clique em novo para realizar o cadastro. (Se já houver o cadastro, basta editar).
É obrigatório o preenchimento dos seguintes campos para uso nas emissão de carteiras:
- Nome
- Nome Abreviado – Este é nome que será exibido na carteira, o campo é limitado a 43 caracteres
- Ativo – marcar
- Assinatura – Anexar a imagem da assinatura do presidente
O arquivo deve ser anexado no formato .jpg com as dimensões na proporção 4×1 (por ex: 1200 x 300px) – Se estes requisitos não forem atendidos, poderá causar distorções na carteira
Clique em ‘Salvar’.
Exemplo de arquivo de assinatura, nos padrões desejados.
Em seguida, será necessário vincular o cargo ao colaborador.
Acesse a coleção Cargos/Funções, clique em ‘Novo’ e selecione o cargo (Presidente ou Vice-Presidente) conforme o colaborador que estiver editando.
Então cliente em ‘Salvar’ ou ‘Salvar e Fechar’.
Os cadastros acima devem ser repetidos para ‘Presidente’ e ‘Vice-Presidente’.
**Quando houver uma mudança na presidência do Conselho, basta acessar os cadastros de ‘colaborador’, desmarcar o botão ‘Ativo’ e então cadastrar os novos presidente e vice.
Utilização
Foram criados 2 novos campos na tela de cadastro de pessoas: ‘Observação Carteira’ e ‘Responsável Assinatura’.
Para que as informações sejam enviadas na API, basta acessar o cadastro desejado e preencher os 2 campos conforme necessário.
Caminho: Cadastro >> Pessoas/Cadastro PF e PJ >> Economistas/Pessoas Físicas >> Aba ‘Informações Complementares’
- Responsável Assinatura Carteira – Campo com as opções ‘Presidente’ e ‘Vice-Presidente’ – Valor padrão = ‘Presidente’
A API irá utilizar este campo para buscar os dados do cadastro de colaborador - Observação Carteira – Campo do tipo texto, limitado a 96 caracteres
Demonstração de como são enviados os dados na API: