BRConselhos – Novos campos para API de emissão de carteiras

Funcionalidade disponível a partir da versão 03.40.00. 
Destinada aos Conselhos Regionais de Economia.

Introdução

Este manual se refere a configuração e utilização dos novos campos para integração com a API de emissão de carteiras (API Cadastro Nacional) realizada pela empresa Thomas Greg.

Campos abordados:

  • Observação Carteira
  • Cargo Responsável Assinatura
  • Nome Responsável Assinatura
  • Assinatura (imagem)

Configuração

1 – Configurar os cargos de ‘Presidente’ e ‘Vice-Presidente’, que são os previstos para assinar as carteiras.
Para isso, acesse: “Cadastro > Cargos”

Então, será necessário verificar se os cargos de ‘Presidente’ e ‘Vice-Presidente’ já estão cadastrados na sua base. Caso não estiverem, clique no botão ‘Novo’ para cadastrar. Caso já estejam, clique sobre o cargo para editar.

Conforme imagem abaixo, é necessário preencher o campo ‘Cargo’ conforme o tipo de cargo que estiver editando/cadastrando.

2 – Cadastrar ‘Presidente’ e ‘Vice-Presidente’ como colaboradores no sistema

Acesse: Interno >> Colaborador

 

Clique em novo para realizar o cadastro. (Se já houver o cadastro, basta editar).
É obrigatório o preenchimento dos seguintes campos para uso nas emissão de carteiras:

  1. Nome
  2. Nome Abreviado – Este é nome que será exibido na carteira, o campo é limitado a 43 caracteres
  3. Ativo – marcar
  4. Assinatura – Anexar a imagem da assinatura do presidente
    O arquivo deve ser anexado no formato .jpg com as dimensões na proporção 4×1 (por ex: 1200 x 300px) – Se estes requisitos não forem atendidos, poderá causar distorções na carteira

Clique em ‘Salvar’.

Exemplo de arquivo de assinatura, nos padrões desejados.

Em seguida, será necessário vincular o cargo ao colaborador.

Acesse a coleção Cargos/Funções, clique em ‘Novo’ e selecione o cargo (Presidente ou Vice-Presidente) conforme o colaborador que estiver editando.
Então cliente em ‘Salvar’ ou ‘Salvar e Fechar’.

Os cadastros acima devem ser repetidos para ‘Presidente’ e ‘Vice-Presidente’.

**Quando houver uma mudança na presidência do Conselho, basta acessar os cadastros de ‘colaborador’, desmarcar o botão ‘Ativo’ e então cadastrar os novos presidente e vice.

Utilização

Foram criados 2 novos campos na tela de cadastro de pessoas: ‘Observação Carteira’ e ‘Responsável Assinatura’.

Para que as informações sejam enviadas na API, basta acessar o cadastro desejado e preencher os 2 campos conforme necessário.

Caminho: Cadastro >> Pessoas/Cadastro PF e PJ >> Economistas/Pessoas Físicas  >> Aba ‘Informações Complementares’

  • Responsável Assinatura Carteira – Campo com as opções ‘Presidente’ e ‘Vice-Presidente’ – Valor padrão = ‘Presidente’
    A API irá utilizar este campo para buscar os dados do cadastro de colaborador
  • Observação Carteira – Campo do tipo texto, limitado a 96 caracteres

Demonstração de como são enviados os dados na API: