BRConselhos – Financeiro – Recebimentos.

Introdução

Este manual orienta na utilização de Recebimentos. Esta funcionalidade permite registrar, acompanhar e liquidar débitos de forma organizada e segura. Além disso, no parâmetro financeiro, a partir da versão 03.39.09, foi disponibilizado o campo “Tipo Baixa Parcelamento” com os valores “Normal” e “Simplificada/Proporcional” (padrão: Normal). O sistema só realizará a baixa pelo modo “Simplificada/Proporcional” se não existirem baixas nas parcelas da renegociação; caso existam, executará a baixa “Normal”.

Recebimento de Débitos

O recebimento de Débitos ocorre tanto pela Posição Financeira Financeiro > Posição Financeira > Seleção do Título através do Filtro > Botão Recebimentos no Grid, quanto em Financeiro > Contas a Receber > Seleção do Título > Recebimentos:

Ao selecionar a funcionalidade de recebimento, o sistema abre uma nova tela, onde devemos informar os campos: Carteira, Histórico, Forma de liquidação e depois clicar no botão “adicionar” onde irá carregar o campo Forma de Liquidação, então deve-se clicar em Salvar e Fechar para que o recebimento seja efetuado:

 

Ao Salvar e Fechar, o sistema altera a situação do título para Pago:

Em Acréscimos e Descontos e Informações da Liquidação, conseguimos ter acesso as informações de Valores atualizáveis (Mora, Multa, Juros, Desconto) sobre os títulos:

 

Ainda dentro das informações gerais do título, temos os movimentos do título, onde podemos observar as movimentações do título:

 

Dentro dos Movimentos > Selecionar Movimento > Borderô de recebimento > Selecionar Borderô, deve-se selecionar o borderô e na coleção “Itens”, alterar a situação do recebimento de “Pendente” para “Quitado” e Salvar / Salvar e Fechar:

Parâmetro Financeiro: “Tipo Baixa Parcelamento” com o valor “Simplificada/Proporcional”

A partir da versão 03.39.09, foi disponibilizada uma nova rotina de baixa/liquidação de renegociações, ativada pelo parâmetro “Tipo Baixa Parcelamento” no módulo financeiro, que possui os valores “Normal” e “Simplificada/Proporcional” (padrão: Normal). Após ativar o parâmetro, o sistema só realizará a baixa pelo novo formato se não houver baixas nas parcelas da renegociação; caso contrário, executará a baixa Normal.

Em Interno > Parâmetros > Financeiro > Parâmetros do módulo Financeiro > Aba: Renegociação > Campo: Tipo Baixa Parcelamento com o valor “Simplificada/Proporcional”.

Esta rotina pode ser aplicada a todas as formas de baixa. A seguir, exemplos de Baixa Manual de Renegociação e Baixa de Vários Títulos de Renegociação.

Recebimento manuais de Renegociações

Financeiro > Renegociação Simplificada > Selecionado títulos para renegociar > Avançar.

Financeiro > Posição financeira > Posição Financeira > Selecionado título gerado a partir da renegociação > Recebimentos

Em contas a receber > selecionado o título pago > Movimentos da parcela > a parcela está com baixa manual

Recebimento de vários títulos de Renegociações

Financeiro > Posição financeira > Posição Financeira > Selecionado mais de um título gerado a partir da Renegociação > Recebimentos.

De acordo com a  Lei nº 13.709 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD)

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