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BR Conselhos – Financeiro – Integração de Recebimentos com a operadora SelfPay

BR Conselhos – Financeiro – Integração de Recebimentos com a operadora SelfPay

Integração de Recebimentos com a operadora SelfPay

 

Introdução
A integração com o sistema de pagamentos SelfPay permitirá ao sistema BR Conselhos realizar
recebimentos por meio da integração com máquinas de cartão.
A princípio esta integração somente está disponível para máquinas de cartão da
empresa SelfPay.

 

Parâmetros
Para realizar a ativação da integração com as máquinas de cartão SelfPay, será necessário
realizar algumas configurações no sistema.
1 – Cadastro da Operadora
Acessar o cadastro de operadoras no seguinte local do sistema:
Caminho:

Interno >> Parâmetros >> Financeiro >> Parâmetro do Módulo Financeiro >>
Integração Cartão >> Novo

 

Na tela de configuração da prestadora informar os campos:

Prestadora: SelfPay
Ativo: Sim
Tipo de Integração: POS
Logo Prestadora: Inserir Imagem Prestadora

2 – Cadastro das Maquinas de Cartão
Após salvar o cadastro da prestadora será habilitada a coleção “Máquinas de Cartão”, onde
deverão ser cadastradas as maquinas que o cliente deseja utilizar.
Para que seja possível utilizar a integração, é necessário ter pelo menos 1(uma) máquina de
cartões cadastrada.

Selecionar a opção Novo para cadastrar uma máquina de cartões no sistema

 

Informar os campos:

Descrição: Máquina 1 (Aqui pode ser informado o nome que desejar.)
Numero POS: Informar o numero POS da máquina que está sendo cadastrada.
Nota: O número POS pode ser encontrado impresso na máquina de cartões. Esta numeração é
unica para cada máquina e é ela que irá identificar a máquina para a qual serão enviadas as
informações para pagamento.

 

Podem ser cadastradas quantas máquinas de cartão forem necessárias.

 

Configuração da Forma de Liquidação
Durante o recebimento de títulos pelo sistema BR Conselhos, para que seja possível realizar o
recebimento pela máquina de cartões, é necessário informar uma forma de liquidação que possua
integração com o cadastro da operadora.
Configurar a forma de liquidação conforme abaixo:
Caminho: Financeiro >> Cadastros Básicos >> Formas Liquidação

 

No cadastro de Formas de liquidação, marcar o campo “Utiliza Integração com Máquina de
Cartão”

 

• No cadastro de Formas de Liquidação, há também o parâmetro “Parcelar” que irá
determinar se o recebimento permitirá ou não parcelamento.
Parcelar = Não

• Nesse caso, o campo referente ao número de parcelas da tela de recebimento ficará
desabilitado e preenchido com a quantidade de parcelas = 1
Tela de Recebimento

 

Parcelar = Automático
• Nesse caso, o campo referente ao número de parcelas permitirá informar a quantidade de
parcelas desejada, sendo que este campo somente irá aceitar valores dentro da
quantidade mínima e máxima de parcelas.

 

Tela de Recebimento

Tipo de Compensação

Este parâmetro deve seguir as seguintes configurações:
Tipo de compensação: Dias corridos
Dias: 30
Antecipar/Adiar: Permanecer na data sugerida
Gerar movimento por parcela: Marcado

 

Esta parametrização atenderá a necessidade do cliente. Como regra, o sistema lançará as datas
de compensação, disponibilidade e conforme parcelamento:
Débito:
• Data de compensação: Será lançada a data da transação.
• Data de Disponibilidade: Será lançado 1 dia à data da transação.
Exemplo
Liquidação:

Movimento:

 

Crédito:
Data de compensação: Será lançada a data da transação.
Data de Disponibilidade: Será lançado 1 dia à data da transação mais 30 dias, e nas
parcelas seguintes, serão lançados apenas 30 dias.
Exemplo
Liquidação:

 

Os demais parâmetros das formas de liquidação não sofreram alterações.
Realizar Recebimento
Para realizar recebimentos utilizando a integração com a máquina de cartões, deve-se acessar a
tela de recebimentos do sistema:
Caminho: Financeiro >> Posição Financeira (Selecionar um ou mais registros) >> Recebimentos

 

Realizar o procedimento conforme abaixo:
• Informar a forma de liquidação configurada para integração com a maquina de cartões;
• Selecionar a maquina de cartões desejada;
• Informar o Tipo de Pagamento (Débito ou Crédito);
• Informar a quantidade de parcelas (Caso a forma de liquidação permita parcelamento).

Informar a quantidade de parcelas
Após informados todos os campos, selecionar a opção Adicionar para incluir o recebimento na
lista de registros que serão processados

Selecionar a opção Pagamento Máquina de Cartão
Esta etapa irá enviar os dados do pagamento para o servidor da SelfPay responsável pela
integração e após isso os dados serão sincronizados com a máquina de cartão

Após esta etapa, realizar o procedimento abaixo na máquina de cartões.
Selecionar a opção Apps

Imagens dos pagamentos realizados:

 

Selecionar a opção Integração

Selecionar a opção Buscar Venda

 

Inserir o cartão

Confirmar a transação

 

Emissão do Comprovante (Aprovação)

 

Importante:
Após realizada a operação na máquina de cartões e a emissão do comprovante(Aprovação),
deve-se confirmar o recebimento no sistema selecionando a opção Salvar e Fechar.

 

Abaixo, segue o procedimento completo via sistema

Após este processo o sistema executará o agendamento Consulta de retornos de pagamentos
com cartão.

 

Este agendamento é responsável por capturar na base do SelfPay as informações referentes ao
processo desta transação, por exemplo ‘Resultado da Transação’, ‘Bandeira do cartão’, ‘Código
autorização’, ‘Taxa do cartão’ e ‘Número sequencial único (NSU)’.

• Em caso de dúvidas sobre a funcionalidade apresentada, favor entrar em contato com
nossa central de atendimento.