Descrição
Criando um novo termo de fiscalização no sistema BRConselhos.
Caminho
Módulo ‘Fiscalização’ > Página ‘Termo de Fiscalização‘
Parâmetros
Antes de realizar a utilização do termo de fiscalização é necessária a realização de duas configurações de parâmetros no sistema:
1º parâmetro (consulte a equipe de suporte ou consultoria em caso de dificuldades neste parâmetro):
Acesse o módulo ‘Interno‘ > na página ‘Parâmetros‘ > aba ‘Fiscalização‘.
1. Clique na coleção ‘Parâmetros Termo Fiscalização‘.
2. Botão ‘Novo‘.
3. Preencha os campos necessários para o parâmetro, observando os campos ‘Tipo‘ e ‘User‘, onde:
‘Tipo‘: será a forma de acesso em que o temo de fiscalização será utilizado, ou seja, se o acesso se dará por meio online ou off-line.
‘User‘: cada parâmetro deverá ser criado para um fiscal, com prefixos, sufixos e numeração sequencial específica para aquele determinado fiscal, desta forma, neste campo deverá ser preenchido com o usuário do fiscal em que este parâmetro está sendo configurado.
4. Para finalizar, clique em ‘Salvar‘.
2º parâmetro:
Acesse o módulo ‘Fiscalização‘:
5. Clique na página ‘Tipo Termo Fiscalização‘
6. Botão ‘Novo‘.
7. Preencha o campo de ‘Descrição‘ e escolha qual será o ‘Modelo de Documento‘ associado a este tipo de termo de fiscalização.
8. Para finalizar, clique em ‘Salvar‘.
Obs.: repita este processo para todos os tipos de termos de fiscalização existentes.
Passo a passo
Acesse o módulo ‘Fiscalização‘:
9. Clique na página ‘Termo Fiscalização‘.
10. Botão ‘Novo‘.
Aba ‘Dados da Fiscalização’
11. Nesta aba preencha os campos indicados e após clique na aba ‘Fiscalizado‘.
Aba ‘Fiscalizado’
12. Nesta aba preencha o campo ‘Busque pelo CPF/CNPJ‘ digitando apenas números:
O sistema irá automaticamente carregar os dados contidos no cadastro da pessoa, até mesmo os endereços vinculados.
13. É possível alterar ou incluir um novo endereço através dos botões ‘Edita‘ e ‘Novo‘, bem como definir um endereço como correspondência através do botão ‘Funções‘.
14. Caso o CPF ou CNPJ digitado não seja encontrado na base de dados, o sistema irá emitir um alerta.
15. Após clique em ‘Ok‘.
Uma nova janela com os dados de cadastro necessários tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica serão solicitados:
Pessoa Física
16. Preencha os campos necessários, conforme destacados na imagem abaixo.
17. Para gravar o novo cadastro, clique em ‘Salvar‘.
18. Após salvar, será possível incluir o endereço da pessoa clicando em ‘Novo‘.
19. Preencha os campos necessários, conforme destacados na imagem abaixo.
20. Para gravar o endereço, clique em ‘Salvar e Fechar‘.
Pessoa Jurídica
21. Preencha os campos necessários, conforme destacados na imagem abaixo.
22. Para gravar o novo cadastro, clique em ‘Salvar‘.
23. Após salvar, será possível incluir o endereço da pessoa clicando em ‘Novo‘.
24. Preencha os campos necessários, conforme destacados na imagem abaixo.
25. Para gravar o endereço, clique em ‘Salvar e Fechar‘.
Aba ‘Vínculos Profissionais’
26. Nesta aba serão carregados e apresentados automaticamente todos os vínculos profissionais em que a pessoa física ou jurídica possuem cadastrados no sistema.
27. Também é possível adicionar novos vínculos profissionais caso necessário clicando em ‘Novo‘:
Clique na imagem para visualizar em uma nova guia
Pessoa Física
28. Preencha os campos necessários, conforme destacados na imagem abaixo.
29. Para gravar o endereço, clique em ‘Salvar e Fechar‘.
Pessoa Jurídica
30. Preencha os campos necessários, conforme destacados na imagem abaixo.
31. Para gravar o endereço, clique em ‘Salvar e Fechar‘.
Seleção do Vínculo de Empresa
32. Através da lista de vínculos profissionais, é possível selecionar também o responsável técnico da pessoa jurídica no qual está sendo fiscalizada, clicando na caixa de seleção:
Seleção do Responsável Técnico
33. Através da lista de vínculos profissionais, é possível selecionar também o responsável técnico da pessoa jurídica no qual está sendo fiscalizada, clicando na caixa de seleção:
Preenchimento do Formulário
34. Para realização do preenchimento do formulário de perguntas e respostas, clique na opção ‘Abrir Formulário‘:
35. Uma nova janela será apresentada com os campos de ‘Grupos‘ e ‘Formulários‘:
Grupos
36. Primeiramente é necessário escolher um Grupo, clicando na ‘Lupa‘:
37. Escolha um ou mais grupos de formulários.
38. Para selecionar um ou mais grupos, clique no grupo escolhido e em seguida nas setas indicativas para direita:
[ > ] seleciona um grupo listado na coluna ‘Itens disponíveis’.
[ >| ] seleciona todos os grupos listados na coluna ‘Itens disponíveis’.
Clique na imagem para visualizar em uma nova guia
39. Após clique em ‘Selecionar‘.
Formulários
40. Primeiramente é necessário escolher um Formulário, clicando na ‘Lupa‘:
41. Escolha um ou mais formulários.
42. Para selecionar um ou mais formulários, clique no formulário escolhido e em seguida nas setas indicativas para direita:
[ > ] seleciona um formulário listado na coluna ‘Itens disponíveis’.
[ >| ] seleciona todos os formulários listados na coluna ‘Itens disponíveis’.
43. Após clique em ‘Selecionar‘.
44. Clique em ‘Carregar Formulários‘ para que o questionários de perguntas e respostas seja apresentado.
45. Responda as perguntas apresentadas pelo formulário selecionado.
46. Clique em ‘Salvar‘ para gravar as respostas.
Aba ‘Assinatura’
47. Para colocar a assinatura do termo de fiscalização, clique na opção ‘Coletar Assinatura‘.
48. Uma nova janela será apresentada, com os campos ‘Informante‘ e ‘Assinatura‘.
49. Clique em ‘Salvar e Fechar‘ para gravar a assinatura e o Informante (que deve ser preenchido caso a assinatura não seja do próprio fiscalizado).
Obs.: este manual foi desenvolvido utilizando as configurações de interface padrão do sistema BRConselhos, sendo assim esta interface poderá apresentar diferenças na quantidade e nomenclatura de campos para determinados conselhos.