Instalação e configuração do Pentaho para efetuar a exportação de dados do Totali Backoffice para o EME4.
Instalação
Pré-Requisitos
- Para execução do Pentaho é necessário possuir o Java instalado;
- Para acesso ao banco de dados Oracle é necessário a instalação do drive [ oracle.jdbc.driver.OracleDriver ] conforme versão do Oracle.
Para instalação, acessar
Pentaho, fazer o download e extrair os arquivos contidos em [
.zip ] para a pasta no servidor [
C:\Pentaho ].

Localizar o arquivo [ spoon.bat ] e criar um atalho deste arquivo na Área de Trabalho.
Antes de executar o Pentaho é necessário criar a variável de ambiente [ PENTAHO_JAVA_HOME ].
Localizar [ Meu computador ], clicar com botão direito do mouse e selecionar [ Propriedades ].

Clicar em [ Configurações avançadas do sistema ].

Clicar no botão [ Variáveis de Ambiente ].

Em [ Variáveis do sistema ], clicar no botão [ Novo ].

Nome da variável: informar [ PENTAHO_JAVA_HOME ];
Valor da variável: informar [ pasta onde o Java está instalado ].

Executar o atalho do Pentaho [ spoon.bat ] localizado na Área de Trabalho.

Execução dos Scripts de Integração
Os dados de movimentações são enviados do Totall Commerce Backoffice para o EME4 através da integração das tabelas TIMUS.
Cada tabela possui um campo [ ID ] que será “alimentado” por triggers no momento da inserção dos dados.
Para executar os scripts de integração é necessário:
1. Fazer download dos scripts de criação de triggers (PostgreSQL/
Oracle);
2. Aplicar a criação das triggers no banco de dados;
4. Criar a pasta [ Scripts_Integracao_Pentaho ] na pasta [ C:\Pentaho ] do servidor e descompactar os scripts de integração.
Configuração
Dados de Conexão
Clicar no botão [ Abrir ] e selecionar o arquivo [ Definicoes_Totall.ktr ].

Abrir o arquivo [ job_exportacao.kjb ], dar duplo-clique em [ Dados de conexão ao Banco de Dados ] e informar:

PA_ORIGEM_IP: IP do servidor do banco de dados do Totall Commerce Backoffice;
PA_ORIGEM_DATABASE: database do banco de dados do Totall Commerce Backoffice;
PA_ORIGEM_PORT: porta do banco de dados do Totall Commerce Backoffice;
PA_ORIGEM_USU: usuário do banco de dados do Totall Commerce Backoffice;
PA_ORIGEM_PWD: senha do banco de dados do Totall Commerce Backoffice;
PA_DESTINO_IP: IP do servidor do banco de dados do EME4;
PA_DESTINO_DATABASE: database do banco de dados do EME4;
PA_DESTINO_PORT: porta do banco de dados do EME4;
PA_DESTINO_USU: usuário do banco de dados do EME4;
PA_DESTINO_PWD: senha do banco de dados do EME4.
Clicar em [ OK ] para salvar as informações.

Exportação dos Dados
Cada tabela (ou TIMU) possui um SQL associado. Este SQL é responsável por realizar a seleção dos dados do Totall Commerce Backoffice e inserção no EME4.
No exemplo, considerando a [ TIMU_Documento.ktr ], tem-se a execução sequencial dos comandos em [ TIMU_Documento_Origem ], [ SQL_TW_EXTXDOC_Origem ] e [ TIMU_Documento_Destino ].

Ao dar duplo clique em [ TIMU_Documento_Origem ] será exibido o SQL que efetua a seleção dos dados do Totall Commerce Backoffice.

| Os SQLs devem ser alterados somente em caso de expressa necessidade e com a devida instrução e acompanhamento do Suporte EME4.
Os jobs de exportação de cadastros, movimentações e Redução Z são construídos a partir de cada TIMU.
No exemplo, abaixo, tem-se o fluxo de dados com inserção na [ TIMU_BANCO ], [ TIMU_REPRESENTANTE ], [ TIMU_Fornecedor ], e assim por diante.
As linhas em verde serão executadas e as linhas em cinza não serão executadas. Para desativar a execução de uma TIMU, basta clicar na seta verde, alterando-a para cinza. Para retornar, basta clicar novamente, alterando-a para verde. É importante salvar as informações.
| Note que, ao desativar uma determinada TIMU, toda a sequencia do fluxo é afetada (ex.: ao desativar a TIMU Banco, as TIMUS Representante, Fornecedor, Cliente, e assim por diante, também serão desativadas).
| Empresas que emitem NFC-e podem desativar o job de Redução Z.

Ao final, tem-se o [ job_exportação ] com os dados unificados (cadastros + movimentações + Redução Z).

Para agendar a exportação de dados, basta dar duplo-clique em [ START ] e configurar as informações (intervalo de execução, número de vezes ao dia, e assim por diante).
| O Pentaho deve permanecer aberto para que o agendamento da exportação seja executado.
