Referenciado por: Roteiro de Testes - Totali CheckOut |
Teste sugeridos para o Roteiro de testes PAF-ECF
Teste 001: Registro de Suprimento de Caixa.
Passo 1: Localize nos menus do programa a opção que permite registrar suprimento de caixa.
Passo 2: Registre um suprimento de caixa no valor de R$ 1,00. Observe se o ECF emitiu o Comprovante Não Fiscal relativo ao suprimento de caixa corretamente.
Condição para requisito atendido: Emissão do Comprovante Não Fiscal de Suprimento de Caixa no valor de R$ 1,00.
Condição para requisito não atendido: Inexistência de função para registro de Suprimento de Caixa ou falta de emissão do Comprovante Não Fiscal de Suprimento de Caixa.
Teste 002: Registro de Reforço de Caixa.
Passo 1: Localize nos menus do programa a opção que permite registrar reforço de caixa.
Passo 2: Registre um reforço de caixa no valor de R$ 0,50. Observe se o ECF emitiu o Comprovante Não Fiscal relativo ao reforço de caixa corretamente.
Condição para requisito atendido: Emissão do Comprovante Não Fiscal de reforço de Caixa no valor de R$ 0,50.
Condição para requisito não atendido: Inexistência de função para registro de Sangria ou Retirada de Caixa ou falta de emissão do Comprovante Não Fiscal de Sangria ou Retirada de Caixa.
Teste 003: Emissão de Cupom Fiscal
Passo 1: Emita um Cupom Fiscal com pelo menos cinco itens de situações tributárias distintas (Produtos com códigos 05, 07, 08, 016 e 044).
Passo 2: Localize nos menus do programa a opção que permite consultar a Tabela de Mercadorias e Serviços.
Passo 3: Compare o registro dos itens impresso no Cupom Fiscal (código, descrição, unidade de medida, preço unitário e situação tributária) com os dados constantes na Tabela de Mercadorias e Serviços.
Condição para requisito atendido: Dados do registro de item impressos no Cupom Fiscal (código, descrição, unidade de medida, preço unitário e situação tributária) coincidentes com os dados respectivos constantes na Tabela de Mercadorias e Serviços.
Condição para requisito não atendido: Dados do registro de item impressos no Cupom Fiscal (código, descrição, unidade de medida, preço unitário e situação tributária) divergentes dos dados respectivos constantes na Tabela de Mercadorias e Serviços.
Teste 004: Emissão de Cupom Fiscal com valor unitário do item nulo (zero) ou negativo.
Passo 1: Abra um Cupom Fiscal.
Passo 2: Registre um item comercializado.
Passo 3: Verifique se o campo valor unitário do item pode ser acessado pelo usuário para alteração do valor.
Passo 4: Se for possível acessar o campo, tente digitar um valor nulo (zero) e depois tente digitar um valor negativo.
Condição para requisito atendido: Rejeição de valor nulo (zero) e de valor negativo.
Condição para requisito não atendido: Permissão do registro com valor nulo (zero) ou negativo.
Teste 005: Acesso à tela de registro de venda com ECF não configurado no arquivo auxiliar.(Número de Fabricação)
Passo 1: Desligue o ECF e o microcomputador.
Passo 2: Desconecte o ECF da porta serial do microcomputador e conecte um outro ECF de mesma marca e modelo que não esteja configurado no arquivo auxiliar OU altere o numero de fabricação configurado no arquivo auxiliar criptografado.
Passo 3: Ligue o ECF e o microcomputador.
Passo 4: Execute o programa aplicativo fiscal e aguarde até que sua inicialização seja completada.
Passo 5: Tente acessar a tela de registro de venda do programa aplicativo.
Passo 6: Observe o comportamento do programa aplicativo e se o acesso à tela de registro de venda foi liberado, atentando para o fato de que o programa não poderá funcionar, exceto para as funções listadas no item 6 do requisito XXII.
Condição para requisito atendido: Bloqueio de funcionamento de todas as funções do programa aplicativo exceto as funções listadas no item 6 do requisito XXII.
Condição para requisito não atendido: Funcionamento normal das funções do programa aplicativo, especialmente as funções de registros de vendas.
Teste 006: Conferência do Menu Fiscal
Passo 1: Localize o Menu Fiscal e verifique se o mesmo é acessível em todas as telas do programa, exceto quando da execução de comando para a impressão de documento.
Passo 2: Verifique se o Menu Fiscal dispõe de qualquer recurso de restrição para acesso.
Passo 3: Confira as opções (funções) do Menu Fiscal, observando que: - as funções ?LX?, ?LMFC?, ?LMFS", ?Espelho MFD?, ?Arq. MFD?, ?Tab. Prod.?, ?Estoque?, "Movimento por ECF", ?Meios de Pagto.?, ?Identificação do PAF-ECF?, ?Vendas do Período?, ?Tab. Índice Técnico Produção.? e ?Parâmetros de Configuração?, devem estar disponíveis em todo e qualquer PAF-ECF. - a função ?Estoque? não se aplica ao PAF-ECF para uso por Prestador de Serviço Transporte de Passageiros. - a função ?DAV Emitidos? deve estar disponível apenas se o PAF-ECF emitir DAV (orçamentos, pedidos, etc) - as funções ?Encerrantes?, ?Abastecimentos Pendentes? e ?Manutenção de bomba? devem estar disponíveis apenas no caso de PAF-ECF para estabelecimento revendedor varejista de combustível automotivo. - as funções ?Transf. Mesas?, ?Mesas Abertas? e ?Conferência de Mesa? devem estar disponíveis somente no caso de PAF-ECF para restaurantes, bares e estabelecimentos similares. Disponibilidade no Menu Fiscal de todas as funções exigidas. Inexistência de recursos de restrição para acesso ao Menu Fiscal.
Condição para requisito não atendido: Indisponibilidade do Menu Fiscal em todas do programa, exceto quando da execução de comando para a impressão de documento. Inexistência no Menu Fiscal de pelo menos uma das funções exigidas. Existência de recurso de restrição para acesso ao Menu Fiscal.
Teste 007: Registro de todas as operações não fiscais possibilitadas pelo aplicativo.
Passo 1: Localize nos menus do programa todas as opções que possibilitem o registro de operações não fiscais, tais como: vale-crédito, pagamentos diversos, recebimentos diversos, recebimento de prestações, etc.
Passo 2: Execute um registro de cada uma das operações não fiscais possibilitadas pelo aplicativo e observe se em todas elas há a emissão de Comprovante Não Fiscal pelo ECF.
Condição para requisito atendido: Emissão do Comprovante Não Fiscal para todas as operações não fiscais passíveis de registro pelo programa aplicativo.
Condição para requisito não atendido: Falta de emissão do Comprovante Não Fiscal para pelo menos uma das operações não fiscais registrada.
Teste 008: Relatório Gerencial de Identificação do PAF-ECF
Passo 1: Execute a função ?Identificação do PAF-ECF? do Menu Fiscal.
Passo 2: Observe se o relatório contém as informações relacionadas no item 1 deste requisito.
Condição para requisito atendido: Emissão de Relatório Gerencial denominado ?IDENTIFICAÿÿO DO PAF-ECF?, contendo as informações relacionadas no item 1 deste requisito, utilizando para isso dados fictícios.
Condição para requisito não atendido: Impossibilidade de emissão do relatório OU falta de emissão do relatório OU emissão do relatório com falta de pelo menos uma das informações relacionadas no item 1 deste requisito.
Teste 009: Relatório Gerencial antes da Redução Z.
Passo 1: Em equipamento simulador de bomba de combustível, iniciar e encerrar o abastecimento para 15 (quinze) litros de gasolina, sendo o tanque 1, a bomba n° 4, o bico n° 2 e o encerrante inicial igual a zero.
Passo 2: No ECF integrado ao sistema de interligação de bombas, emita o Cupom Fiscal registrando o fornecimento dos 15 litros de gasolina do passo 1.
Passo 3: Em equipamento simulador de bomba de combustível, iniciar e encerrar o abastecimento para 35 (trinta e cinco) litros de gasolina, sendo o tanque 1, a bomba n° 4, o bico n° 2 e o encerrante inicial igual a 00000015.
Passo 4: No ECF integrado ao sistema de interligação de bombas, emita o Cupom Fiscal registrando o fornecimento dos 35 litros de gasolina do passo 3.
Passo 5: Em equipamento simulador de bomba de combustível, iniciar e encerrar o abastecimento para 45 (quarenta e cinco) litros de álcool, sendo o tanque 1, a bomba n° 2, o bico n° 1 e o encerrante inicial igual a 00000136.
Passo 6: No ECF integrado ao sistema de interligação de bombas, emita um Cupom Fiscal registrando o fornecimento dos 45 litros de álcool do passo 5.
Passo 7: Em equipamento simulador de bomba de combustível, iniciar e encerrar o abastecimento para 85 (oitenta e cinco) litros de álcool, sendo o tanque 1, a bomba n° 2, o bico n° 1 e o encerrante inicial igual a 00000181.
Passo 8: No ECF integrado ao sistema de interligação de bombas, emita um Cupom Fiscal registrando o fornecimento dos 85 litros de álcool do passo 7.
Passo 9: Emita a Redução Z, com o relógio marcando um horário dentro do dia dos abastecimentos iniciados no passo 1.
Passo 10: Caso o ECF emita Relatório Gerencial juntamente com a Leitura X, observe se imediatamente antes da emissão da Redução Z, foi emitida a Leitura X contendo o Relatório Gerencial com as seguintes informações: Tanque 1, Bomba 4, bico 2 gasolina, EI = 0, EF = 00000050, Vol. = 50litros. Tanque 1, Bomba 2, bico 1 álcool, EI = 00000136, EF = 00000266, Vol. = 130litros.
Passo 11: Caso o ECF emita Relatório Gerencial independente da Leitura X, observe se imediatamente antes da emissão da Redução Z , foi emitida a Leitura X contendo o Relatório Gerencial com as seguintes informações: Tanque 1, Bomba 4, bico 2 gasolina, EI = 0, EF = 00000050, Vol. = 50litros. Tanque 1, Bomba 2, bico 1 álcool, EI = 00000136, EF = 00000266, Vol. = 130litros.
Passo 12: Observe se o relatório foi emitido conforme descrito no item 1 deste requisito.
Condição para requisito atendido: Emissão, imediatamente antes da Redução Z, de Relatório Gerencial, isolado ou na Leitura X, contendo as informações dos passos 10 ou 11, conforme o caso.
Condição para requisito não atendido: Falta de emissão, imediatamente antes da Redução Z, de Leitura X ou Relatório Gerencial OU emissão destes em desconformidade com o descrito no item 1 deste requisito ou cujas informações sejam diversas das descritas nos passos 10 ou 11, conforme o caso.
Passo 13: Avance a data do ECF para as 23h45min do dia seguinte ao da Redução Z emitida no passo 9 e repita os passos de 1 a 8, deixando o ECF com Redução Z pendente. Passo 14: Aguarde o ECF avançar até as 2h do dia seguinte ao da Redução Z pendente, verificando se a impressora entrou em estado de bloqueada (Redução Z pendente).
Passo 15: Observe se o ECF emitiu automaticamente a Redução Z pendente do dia D+2 e caso isto tenha ocorrido, verifique se, após a emissão da Redução Z, foi impresso o Relatório Gerencial com as seguintes informações: Tanque 1, Bomba 4, bico 2 gasolina, EI = 0, EF = 00000050, Vol. = 50litros. Tanque 1, Bomba 2, bico 1 álcool, EI = 00000136, EF = 00000266, Vol. = 130litros.
Passo 16: Caso o ECF não tenha emitido automaticamente a Redução Z pendente do dia D+2, comande a emissão desta Redução Z e verifique se, após a emissão da Redução Z, foi impresso o Relatório Gerencial com as seguintes informações: Tanque 1, Bomba 4, bico 2 gasolina, EI = 0, EF = 00000050, Vol. = 50litros. Tanque 1, Bomba 2, bico 1 álcool, EI = 00000136, EF = 00000266, Vol. = 130litros.
Passo 17: Observe se o relatório foi emitido conforme descrito no item 1 deste requisito.
Condição para requisito atendido: Emissão, imediatamente após a Redução Z, de Relatório Gerencial, isolado ou na Leitura X, contendo as informações dos passos 15 ou 16, conforme o caso.
Condição para requisito não atendido: Falta de emissão, imediatamente após a Redução Z, de Leitura X ou Relatório Gerencial OU emissão destes em desconformidade com o descrito no item 1 deste requisito ou cujas informações sejam diversas das descritas nos passos 15 ou 16, conforme o caso.
Teste 010: Redução Z automática com emissão de cupom fiscal para registro de abastecimento com o status ?PENDENTE? e para valor remanescente a que se refere à alínea ?c2?.
Passo 1: Realize dois abastecimentos de combustíveis diferentes utilizando o simulador de bomba de combustível e o equipamento concentrador, sendo um de 5 litros e outro de 10 litros, deixando o abastecimento de 5 litros pendente, sem emissão do respectivo Cupom Fiscal e emitindo o Cupom Fiscal para o abastecimento de 10 litros.
Passo 2: Execute o cancelamento do Cupom Fiscal relativo ao abastecimento de 10 litros.
Passo 3: Em equipamento simulador de bomba de combustível, simular abastecimentos de maneira a deixar um volume remanescente (maior que zero) de combustível no tanque 1, a bomba n° 4, o bico n° 2 conforme definido no item 1, alínea ?c2? do Requisito XXXV.
Passo 4: Caso o ECF não esteja configurado para emissão automática de redução Z, simule a emissão automática do documento Redução Z pelo ECF (dia D+0) sem a interveniência do PAF-ECF,
Passo 5: Avance a data do ECF para o dia seguinte ao da Redução Z emitida no passo 4 (dia D+1).
Passo 6: Abra o movimento do dia D+1 e emita um Cupom Fiscal. Verifique se antes da emissão deste primeiro Cupom Fiscal do dia D+1, houve a emissão dos cupons fiscais relativos aos três abastecimentos com status ?PENDENTE? gerados nos passos 1, 2 e 3. Verifique também se foi considerado como valor do encerrante final (EF) do dia de movimento da Redução Z emitida automaticamente, o valor do encerrante inicial (EI) do dia seguinte (dia D+1).
Condição para requisito atendido: Emissão automática dos cupons fiscais relativos aos abastecimentos com status ?PENDENTE? antes da emissão do primeiro Cupom Fiscal do dia D+1 E valor do encerrante final (EF) do dia de movimento da Redução Z emitida automaticamente igual ao valor do encerrante inicial (EI) do dia seguinte (dia D+1).
Condição para requisito não atendido: Falta de emissão automática dos cupons fiscais relativos aos abastecimentos com status ?PENDENTE? antes da emissão do primeiro Cupom Fiscal do dia D+1 OU valor do encerrante final (EF) do dia de movimento da Redução Z emitida automaticamente diferente do valor do encerrante inicial (EI) do dia seguinte (dia D+1).
Teste 011: Cancelamento de CF de venda
Passo 1: Registre uma venda.
Passo 2: Efetue o cancelamento do CF da venda.