Download de documentos<\/a><\/li><\/ul><\/li><\/ul><\/li><\/ul><\/nav><\/div>\nFuncionalidade dispon\u00edvel a partir da vers\u00e3o 03.39.00!<\/strong><\/p>\n<\/span><\/p>\n<\/span>Descri\u00e7\u00e3o<\/strong><\/span><\/h2>\nEste artigo destaca a possibilidade de incluir tr\u00e2mites vinculando documentos em todos os m\u00f3dulos de Processos, como Comiss\u00e3o, \u00c9ticos (TED), Secretaria e Jur\u00eddico. Aqui, voc\u00ea encontrar\u00e1 informa\u00e7\u00f5es sobre os par\u00e2metros necess\u00e1rios e um guia passo a passo para realizar o peticionamento online.<\/p>\n
<\/p>\n
<\/span>Par\u00e2metros<\/strong><\/span><\/h2>\n<\/span>Configurando o Peticionamento<\/strong><\/span><\/h3>\nCom acesso de administrador do sistema, deve ser criado o par\u00e2metro para o Peticionamento. Para isso, acesse o m\u00f3dulo Interno<\/strong>, seguido de Par\u00e2metros<\/strong>, na tela que se abre, clique na aba Peticionamento Online<\/strong>, clique no bot\u00e3o Novo<\/strong>. Na tela que se abre ser\u00e3o apresentados os seguintes campos para preenchimento:<\/p>\nRestri\u00e7\u00e3o de Acesso Peticionamento sem Certificado Digital<\/strong>: Com esse campo marcado s\u00f3 ser\u00e1 poss\u00edvel incluir tr\u00e2mites e fazer altera\u00e7\u00f5es acessando o peticionamento via certificado digital, entrando com CPF e senha, ser\u00e1 poss\u00edvel somente visualizar os tr\u00e2mites. Com o par\u00e2metro desabilitado ambos os acessos poder\u00e3o visualizar os documentos.<\/p>\nExigir Termo de Aceite<\/strong>: Com esse campo marcado, ser\u00e1 obrigat\u00f3rio aceitar o termo de aceite para a inclus\u00e3o de tr\u00e2mites.<\/p>\nTermo Aceite<\/strong>: Configura\u00e7\u00e3o do texto do termo de Aceite.<\/p>\nMod. Doc. X Peticionamento<\/strong>: Define o modelo de documento (Template) para gera\u00e7\u00e3o do Of\u00edcio ao realizar o peticionamento no tr\u00e2mite.
\n* Ser\u00e1 poss\u00edvel configurar apenas modelos de documentos configurados atrav\u00e9s de Templates do BRC. N\u00e3o suporte modelos configurados atrav\u00e9s de XML do Word.<\/p>\n<\/p>\n
<\/p>\n
<\/p>\n
<\/span>Configura\u00e7\u00e3o de Tr\u00e2mites<\/strong><\/span><\/h3>\nOs tr\u00e2mites dever\u00e3o ser configurados por m\u00f3dulo no cadastro de tipos de andamento\/tr\u00e2mites, conforme campos abaixo:\u00a0<\/p>\n
Permitir inclus\u00e3o pelo Peticionamento<\/strong>: Permite selecionar o tipo de tr\u00e2mite no Peticionamento Online.
\nExibir no andamento processual do peticionamento<\/strong>: Permite visualizar o tramite no Acompanhamento Processual do Peticionamento.<\/p>\n<\/p>\n
<\/p>\n
<\/span>Passo a passo<\/strong><\/span><\/span><\/h2>\n<\/span>Acesso<\/strong><\/span><\/h3>\nPara acessar o sistema de peticionamento online, \u00e9 necess\u00e1rio dirigir-se ao servi\u00e7o dispon\u00edvel no seguinte link: https:\/\/caminhodosite\/pgsPeticionamentoOnline\/Login.aspx. O acesso pode ser feito de duas maneiras distintas:<\/p>\n
A primeira op\u00e7\u00e3o \u00e9 utilizando um nome de Usu\u00e1rio<\/strong> e Senha<\/strong> previamente cadastrados. Ao acessar a p\u00e1gina, voc\u00ea encontrar\u00e1 campos designados para inserir essas informa\u00e7\u00f5es. Al\u00e9m disso, para evitar acessos n\u00e3o autorizados, \u00e9 requerido o preenchimento de um ReCaptcha, garantindo a seguran\u00e7a do sistema.<\/p>\nA segunda alternativa \u00e9 por meio do uso de um certificado digital. Este m\u00e9todo, embora exija uma configura\u00e7\u00e3o pr\u00e9via do certificado no computador do usu\u00e1rio, oferece uma forma adicional de autentica\u00e7\u00e3o. Ao selecionar a op\u00e7\u00e3o Entrar com Certificado<\/strong>, o sistema reconhecer\u00e1 a identifica\u00e7\u00e3o associada ao certificado previamente instalado.<\/p>\n\u00c9 importante ressaltar que, uma vez logado, o usu\u00e1rio deve estar vinculado a uma das partes envolvidas em um processo para visualiz\u00e1-lo. Esse v\u00ednculo \u00e9 necess\u00e1rio para garantir o acesso apenas \u00e0s informa\u00e7\u00f5es pertinentes \u00e0s partes interessadas.<\/p>\n
<\/p>\n
<\/p>\n
<\/span>Consulta<\/strong><\/span><\/h3>\nAo acessar o peticionamento, todos os processos em que o usu\u00e1rio \u00e9 parte s\u00e3o exibidos. No entanto, \u00e9 poss\u00edvel refinar os resultados utilizando os filtros dispon\u00edveis na tela. Esses filtros cont\u00eam os seguintes campos:<\/p>\n
N\u00ba do Processo<\/strong>: Permite inserir o n\u00famero espec\u00edfico do processo que voc\u00ea est\u00e1 procurando, simplificando a busca direcionada.<\/p>\nSitua\u00e7\u00e3o do Processo<\/strong>: Possibilita filtrar os processos com base em sua situa\u00e7\u00e3o atual, como “Em andamento”, “Conclu\u00eddo”, “Pendente”, entre outros.<\/p>\nAno In\u00edcio e Ano Final<\/strong>: Permite definir um intervalo de anos para restringir os processos exibidos, \u00fatil para limitar a busca a um per\u00edodo espec\u00edfico.<\/p>\nRepresentante<\/strong>: Permite pesquisar processos em que um determinado representante esteja envolvido, fornecendo uma forma de filtrar os resultados com base nos representantes associados aos processos.<\/p>\nRepresentado<\/strong>: Similar ao filtro de representante, este campo possibilita pesquisar processos em que uma determinada parte seja representada, facilitando a localiza\u00e7\u00e3o de processos espec\u00edficos relacionados a partes espec\u00edficas.<\/p>\n<\/p>\n
Ao clicar em um processo da lista, o usu\u00e1rio ser\u00e1 direcionado para a tela de Informa\u00e7\u00f5es do Processo<\/strong>. Nesta tela, as informa\u00e7\u00f5es estar\u00e3o dispon\u00edveis apenas para consulta, sem op\u00e7\u00f5es de edi\u00e7\u00e3o ou altera\u00e7\u00e3o.<\/p>\nNesta p\u00e1gina, voc\u00ea encontrar\u00e1 detalhes espec\u00edficos sobre o processo selecionado, fornecendo uma vis\u00e3o abrangente de seu status, andamento e outros dados relevantes.<\/p>\n
<\/p>\n
\u00a0<\/p>\n
<\/p>\n
\u00a0<\/p>\n
<\/span>Peticionamento<\/strong><\/span><\/h3>\nAo clicar na aba Peticionamento <\/strong>\u00e9 poss\u00edvel clicar em Incluir Tr\u00e2mite<\/strong>, voc\u00ea ser\u00e1 direcionado para a p\u00e1gina onde poder\u00e1 iniciar o procedimento de peticionamento. Neste espa\u00e7o, voc\u00ea ter\u00e1 a oportunidade de fornecer as informa\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias, anexar documentos relevantes.<\/p>\n<\/p>\n
Na tela que se abre dever\u00e1 preencher os campos:<\/p>\n
Tipo de Tr\u00e2mite<\/strong>: Selecionar o tipo de peticionamento que deseja realizar.<\/p>\nTipo de Documento<\/strong>: Selecionar a op\u00e7\u00e3o que melhor descreve o documento que ser\u00e1 inserido.<\/p>\nAceitar os termos<\/strong>: A sele\u00e7\u00e3o deste campo dever\u00e1 ser realizada para permitir a conclus\u00e3o do peticionamento.<\/p>\nEspa\u00e7o para a inclus\u00e3o de arquivos:<\/strong> Neste espa\u00e7o, voc\u00ea poder\u00e1 incluir os documentos que deseja inserir no processo. Existem duas maneiras de realizar essa inser\u00e7\u00e3o:<\/p>\nArrastar os Arquivos:<\/strong> Voc\u00ea pode simplesmente arrastar os arquivos desejados para o espa\u00e7o designado. Isso facilita a transfer\u00eancia r\u00e1pida e intuitiva dos documentos para o sistema.<\/p>\nSelecionar Arquivos no Diret\u00f3rio da M\u00e1quina:<\/strong> Alternativamente, voc\u00ea pode clicar sobre o espa\u00e7o e selecionar os arquivos diretamente no diret\u00f3rio da sua m\u00e1quina. Isso abrir\u00e1 uma janela onde voc\u00ea poder\u00e1 navegar e escolher os documentos que deseja adicionar.<\/p>\nAp\u00f3s selecionar os documentos, para concluir a inser\u00e7\u00e3o, clique em Concluir<\/strong>. Este passo finaliza o processo de adi\u00e7\u00e3o dos documentos ao sistema, garantindo que eles estejam prontos para serem associados ao processo em quest\u00e3o.<\/p>\n<\/p>\n
\u00a0<\/p>\n
<\/p>\n
Ap\u00f3s clicar em Concluir<\/strong>, voc\u00ea pode assinar digitalmente o documento se tiver o certificado instalado. Basta selecionar o documento e clicar em Assinar<\/strong>. Depois, clique em Fechar<\/strong> para concluir a inser\u00e7\u00e3o do documento.<\/p>\n<\/p>\n
\u00a0<\/p>\n
<\/span>Acompanhamento Processual<\/strong><\/span><\/h3>\n<\/span>Visualiza\u00e7\u00e3o de Tr\u00e2mites<\/strong><\/span><\/h4>\nNa aba Acompanhamento Processual,\u00a0<\/strong>\u00e9 poss\u00edvel visualizar os tr\u00e2mites vinculados aos processos de acordo com os tr\u00e2mites configurados para visualiza\u00e7\u00e3o. Na tela \u00e9 poss\u00edvel visualizar e fazer o download de documentos vinculados. Para visualizar, selecione o tr\u00e2mite e clique em Visualizar<\/strong>:<\/p>\nA visualiza\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m pode ser realizada clicando no \u00edcone do campo Documentos:<\/strong><\/p>\n<\/p>\n
\u00a0<\/p>\n
<\/p>\n
\u00a0<\/p>\n
<\/p>\n
<\/span>Download de documentos<\/strong><\/span><\/h4>\nPara realiza\u00e7\u00e3o do download de documentos, basta selecionar o tr\u00e2mite que deseja realizar a baixa dos documentos e clique no bot\u00e3o Download<\/strong>:<\/p>\n<\/p>\n
\u00a0<\/p>\n
Obs.: este manual foi desenvolvido utilizando as configura\u00e7\u00f5es de interface padr\u00e3o do sistema BRConselhos, sendo assim esta interface poder\u00e1 apresentar diferen\u00e7as na quantidade e nomenclatura de campos para determinados conselhos.<\/em><\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Funcionalidade dispon\u00edvel a partir da vers\u00e3o 03.39.00!<\/p>\n","protected":false},"author":95,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[850,849],"tags":[],"class_list":["post-31553","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-br-conselhos","category-brc"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/docs.datainfo.inf.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/31553","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"http:\/\/docs.datainfo.inf.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/docs.datainfo.inf.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/docs.datainfo.inf.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/95"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/docs.datainfo.inf.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=31553"}],"version-history":[{"count":13,"href":"http:\/\/docs.datainfo.inf.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/31553\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":32994,"href":"http:\/\/docs.datainfo.inf.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/31553\/revisions\/32994"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/docs.datainfo.inf.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=31553"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/docs.datainfo.inf.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=31553"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/docs.datainfo.inf.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=31553"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}