Vendas – Pedidos Vendas – Registrar Pedidos Vendas – Integração com Correios

EME4 – Versão 05.01.00 | Recurso de integração com os Correios, onde no momento da confirmação do Pedido de Venda é feita uma solicitação do código de rastreio ao webservice dos Correios.

Pré-Requisitos

  • Possuir contrato com os Correios;
  • Possuir os módulos [ M3IntegracaoCorreios ] e [ M3IntegracaoWS ]. Entrar em contato com a área Comercial da EME4 para liberação dos módulos.

 

Configuração

WebService Correios

 Integração Externa > Integração WS > Configurações Interação WS

 

Ao entrar na tela, o sistema criará as configurações gerais, sendo necessário efetuar as configurações especificas da empresa.

Para solicitação de código de rastreio é necessário alterar o registro [ SIGEP ]:

Definição URL Serviço: por padrão será informado a URL do ambiente de testes (O link para uso em produção é: https://apps.correios.com.br/SigepMasterJPA/AtendeClienteService/AtendeCliente);

Usuário Autenticação: usuário fornecido pelos Correios;

Senha: senha do usuário de autenticação (usuário sigep e senha n5f9t8 para testes);

Contrato: número do contrato que a empresa possui com os Correios (9992157880 para testes);

Cartão:  número do cartão fornecido pelos Correios. (0067599079 para testes).

Na aba [ Métodos WS ] são listados os métodos utilizados para consulta no webservice dos Correios:

Busca Cliente: retorna os serviços disponíveis no contrato para um determinado cartão de postagem;

Verificar Disponibilidade: retorna à situação do cartão de postagem. É recomendada a pesquisa periódica para evitar tentativa de postagens com cartão suspenso, ocasionando a não aceitação dos objetos nos Correios;

Validar CEP: verifica se um serviço que não possui abrangência nacional está disponível entre o CEP de Origem e de Destino (ex: Sedex, PAC, Sedex 10, Sedex 12, Sedex Grandes Formatos e PAC Grandes Formatos);

Solicitar Etiqueta: retorna uma faixa (range) de códigos de registro, sem dígito verificador, para postagem de objetos. O código de registro é também denominado “número de etiquetas de registro”;

Fechar PLP: possibilita fechar uma PLP (Pré-Lista de Postagem) com as informações dos objetos que serão postados, para que os Correios façam a retirada da encomenda.

Métodos Agendados

Após confirmação da configuração será necessário fazer a publicação dos métodos agendados.

 Integração Externa > Integração WS > Configurações Interação WS
 
 
Acessar [ Ações ], [ Publicar Configs. WS ].
 

Tarefas Agendadas

Criar o método [ Verificar Disponibilidade ].

Nesta verificação junto aos Correios é verificado se o contrato está ativo e disponível.

Executar a tarefa agendada manualmente (a primeira vez) para continuar a configuração.

 Integração Externa > Integração WS > Configurações Interação WS
 

Após execução da tarefa agendada, editar novamente a configuração de Integração WS. O campo [ Serviço Disponível ] deve estar marcado.

Acessar a aba [ Serviços Correios ] e clicar no botão [ Carregar/Atualizar Serviços ].

Após carregar/atualizar serviços, os serviços disponíveis serão listados no grid.

Tipo de Documento

 Elementos Fundamentais > Tipos de Documentos > Vendas > Pedidos de Venda
 
 
Na aba [ Integração Documento ], no lado direito, marcar a opção [ Correios ].
 

Serviço Correios:  código do serviço contratado pela empresa juntos aos Correios;

Método WS – Valida CEP:  consulta ao webservice dos Correios para verificar se o CEP do cliente é válido;

Método WS – Solicitar Etiqueta: solicitação do código de rastreio para impressão de etiquetas;

Número Diretoria: informar 10.

Utilização

Registrar Pedidos Vendas

 Vendas > Pedidos Vendas > Registrar Pedidos Vendas
 
 
Para realizar a integração do Pedido de Venda com os Correios é necessário informar os campos na aba [ Dados Entrega > Volumes ].
 
 
Em [ Espécie Volume ] informar [ Tipo de Espécie ], [ Altura ], [ Largura ] e [ Comprimento ].
 
 

| O campo [ Tipo de Espécie ] deve possuir as descrições Caixa, Envelope, Pacote, Rolo, Cilindro e Esférico. Qualquer outra descrição será rejeitada pelos Correios.

Após gravar o Pedido de Venda  (situação “Confirmado”), o sistema fará a solicitação do código de rastreio, gravando-o no volume de entrega.

| Se possuir mais de um volume (por exemplo, caixas) será gerado um código de rastreio para cada caixa. É possível  solicitar o código de rastreio pelo botão [ Solicitar Cod. Rastreio ].

Acompanhar/Rastrear Entrega

 Integração Externa > Integração WS > Configurações Interação WS

 

Editar o registro de rastreio e informar [ URL Namespace ], [ Definição URL Serviço ], [ Usuário Autenticação ] e [ Senha ].

 

 Vendas > Notas Fiscais Vendas > Acompanhamento de Entrega

 

Na tela [ Acompanhamento de Entrega ] é possível atualizar a situação de rastreio na Nota Fiscal através do botão [ Solicitar Rastreio ].

| No exemplo abaixo, ao clicar em [ Solicitar Rastreio ] retornou “Objeto não encontrado na base de dados dos Correios” devido a utilização de uma base de testes dos Correios.

Pode ser criada uma tarefa agendada para que seja atualizado o acompanhamento de entrega de forma automática.

IMPORTANTE

Em Configuração e Utilização do EME4 com Marketplace SkyHub constam informações adicionais sobre:

  • Geração Automática de Acompanhamentos de Entrega (Correios);
  • Integração do Pedido de Venda por Transportadora (Correios).

2019084448