Totali Commerce Web – Processo de Fatura/Remessa e Controle de Entrega

Totali Commerce Web

Processo para clientes que utilizam emissão de notas de faturamento e remessa com serviço e controle de entrega. Ex.: Comércio de materiais de construção.

 

Utilização

Totali Order Desktop

Principal > DAV / Pré-Venda
 
Inicie uma nova pré-venda adicionando itens que serão entregues pela loja. A mesma pré-venda pode conter itens que serão levados pelo cliente no momento da venda e itens que serão entregues. Em ambos os casos serão geradas duas notas, sendo a nota de faturamento com todos os itens e eventual nota de remessa para os itens que serão entregues em mão ao cliente.
 

Na aba [Geral], informe o cliente e eventuais descontos, acréscimos, frete, série da nota, endereço de entrega, etc.

Na aba [Pagamentos], você pode definir o plano de pagamento, ajustar datas de vencimento e ainda definir os meios de pagamento que serão utilizados pelo cliente. Ao ajustar o valor da primeira parcela, o valor restante será automaticamente recalculado e dividido na parcelas seguintes. Clique em [OK F12], informe os dados de autorização e grave a pré-venda.
 
IMPORTANTE: Os ajustes no valores das parcelas e meios de pagamento utilizados devem seguir a sequência da primeira para a última sempre. De outra maneira, não será feito o recálculo corretamente. Ao definir os meios de pagamento, no resgate da pré-venda, somente os meios definidos serão disponibilizados, exceto [Dinheiro e Carteira Digital (PIX)] que estarão sempre disponíveis.
 
 
 

Totali Pos Pro

Principal > F7 DAV
 
Clique no botão, localize a pré-venda e clique em [F12  CONFRIMAR] para fazer o resgate.
 
 
 
Confira os itens da pré-venda na tela e prossiga clicando em [F12 CONFIRMAR] para finalizar o resgate emitir as notas de faturamento e remessa.
 
 
 
Observe que os meios de pagamento estão limitados ao meios definidos na pré-venda. Os meios [DINHEIRO / CARTEIRA DIGITAL / VALE-COMPRA] estão sempre disponíveis para o caixa.
 
 
Após a finalização da etapa de pagamento, as notas serão emitidas.
 
 
 

Totali Delivery

Principal > Produtos > Distribuição de Carga
 
Nesta etapa será feita a separação dos itens que serão entregues pela loja e inseridos em uma carga.
 
  • Desmarque o botão [Selecionar Produtos sem Carga] no canto superior esquerdo;
  • Clique no botão [Incluir Carga], informa a placa do veículo irá realizar a entrega e o nome do motorista. Caso deseje fazer o controle de quilometragem percorrido, informe o [KM Inicial].

  • Marque o botão [Selecionar Produtos sem Carga] no canto superior esquerdo;
  • Clique no botão [Atualizar] para trazer a nota de faturamento emitida e permitir que os itens que demandam entrega, sejam separados e inseridos na carga criada;
  • Clique no botão [Filtros] para localizar a nota emitida. Há vários filtros disponíveis para isso. O [Período] é uma excelente opção para listar as notas do dia. Em seguida, clique em [ok].

Localize a(s) nota(s), abra o menu [Situação] e escolha a opção desejada. Neste exemplo, vamos definir todos os itens como [Separado]. Em seguida, defina em qual carga os itens serão inseridos. clicando no menu.

    • Aberto: Item que não está separado;
    • Em Falta: Item que no momento da separação, constata-se que está sem estoque;
    • Encomendado: Item que está na pré-venda mas o cliente está ciente que deverá ser encomendado e deverá aguardar;
    • Não Separar: Item que, por alguma razão não deva ser separado;
    • Separado: Item com estoque e pode ser separado.

Este procedimento deve ser feito em cada item a ser entregue. Quando se tratar de uma nota com muitos itens e serão todos marcados como [Separado], defina o primeiro item e use a opção “Replicar valores” acessível no ícone representado por um raio no canto inferior direito para aplicar em todos os itens da nota. Faça o mesmo para replicar a carga para todos os itens. Repita o processo para todas as notas que você deseja inserir nessa carga. Clique em [OK] para finalizar a separação.

Após finalizar a etapa de separação, é preciso fechar a carga e emitir a nota de remessa das notas separadas. Para isso, desmarque o botão [Selecionar Produtos sem Carga] , selecione a carga e altere de [Aberto] para [Fechado]. Clique em [OK] para completar o processo de separação.

Confirme o fechamento da carga.

Totali Commerce Web

Separação > Romaneios

Vencidas as etapas anteriores, faça a emissão das notas de remessa. Na tela [Romaneio de Carga], localize a carga desejada. Para isso, use as opções [Filtrar por] e escolha [Separação]. Na opção [valor], escolha a opção [Fechado] par listar as carga fechadas e prontas para emissão das notas de remessa.

  • Todas as opções [Filtrar por] e [Valor ] para localizar a carga:
    • Fechado: Carga já fechada no Totali Delivery;
    • Todos: Lista todas as cargas;
    • NF Emitida / Enviado: Cargas já finalizadas com notas emitidas e despachadas;
    • Cancelada: Cargas canceladas;
    • Aberto: Cargas que ainda não foram fechadas no Totali Delivery
  • Outras opções [Filtrar por]  
    • Código da Filial: Caso haja mais de uma filial;
    • Placa do Veículo: Caso haja mais de veículo de entrega;
    • Motorista: Caso haja mais de um motorista
    • Data de Operação; Localizar a carga de uma data ou intervalo específico. Selecione [Menor ,Igual, Maior ou Período] e informe a data desejada.

Clique no ícone [Gerar Nota Fiscal] localizado ao lado do [Código da Filial]. Na próxima tela [Documentos de Romaneio], serão listadas todas as notas inseridas na carga selecionada. Você poderá emitir todos as notas ao mesmo tempo ou marcar as notas que deseja emitir naquele momento a retornar mais tarde para emitir as demais notas.

Selecione as notas desejadas, marque a opção [Imprimir?], selecione a impressora e clique em [Confirmar] para emitir as notas de remessa. Clique em [Fechar] para anular todas as ações.

Separação > Controle de Entrega

Após retorno do veículo, você poderá realizar o controle completo das entregas, podendo confirmar sucesso de todas as notas marcar entregas com problemas e consultar todas as entregas que foram feitas com sucesso. Veja os detalhes de cada tela:

  • A primeira ação deverá ser clicar no botão [Atualizar] para trazer as últimas cargas fechadas e com notas de remessa emitidas.

  • A tela [Controle de Entrega] exibe todas as cargas já realizadas. Por padrão, ao abrir a tela, serão listadas as cargas do dia corrente. Para isso, em [Filtrar por] estará selecionada a opção [Data de Operação] e em [Valor], a opção [Hoje] para facilitar a operação. 
  • Para visualizar outras cargas, utilize os filtros [Passado], que traz todas as cargas, ou [Período] para filtrar um intervalo de datas. Esta última opção requer se seja informado também um intervalo de horas, inicial e final.

  • Após localizar a carga que deseja fazer o controle, todas as informações da carga serão exibidas, tais como filial da carga, valor do frete, motorista, etc. Você poderá personalizar as informações exibidas através da opção [Seleciona Colunas], desabilitando colunas que considerar desnecessárias. Também poderá gerar arquivos para Excel, PDF ou CSV.

  • Para realizar o controle entrega, são disponibilizadas 3 opções, representadas por ícones localizados à esquerda, sendo:
    • Marcar todos os itens como Entregue
    • Marcar todos os itens com Problema na Entrega
    • Entrega Parcial

  • Após a realização de uma das ações acima, um ícone colorido será adicionado ao lado esquerdo, indicando a situação da carga, sendo:
    • Verde: Carga totalmente entregue.
    • Laranja: Carga parcialmente entregue.
    • Vermelho: Carga totalmente com problema.
    • Branco: Não foi realizado nenhuma alteração na entrega da carga.

  • Habilite a opção [Visualizar Legenda] para ver o significado de cada cor.

As opções [Carga totalmente entregue] e [Carga parcialmente entregue], ao serem executadas, serão seguidas de uma mensagem ao usuário de confirmação da ação, as quais poderão ser modificas pele usuário posteriormente, caso haja necessidade.

IMPORTANTE: Essas ações definem a situação de entrega para todas as notas da carga ao mesmo tempo.

Se confirmada a ação [Carga totalmente entregue], o ícone colorido aparecerá, indicando o sucesso da entrega.

Caso algum problema na entrega seja relatado, use o opção [Entrega Parcial], para informar quais itens estão nessa condição e defina qual ação deverá ser realizada em seguida. 

Para isso, selecione a carga, em seguida a nota se houver mais de uma na mesma carga e insira as informações requeridas. Observe que os ícones de controle aparecem novamente à esquerda para que o usuário faça o controle por nota emitida. Clique no botão [Entrega Parcial] para visualizar os itens da nota.

No campo [Qtd. Problema], informe a quantidade que pode ser parcial ou total. Se quiser, informe também uma observação. Em seguida, clique em [Confirmar] para finalizar o controle ou [Sair] para anular todas as ações realizadas.

Usando as opções [Marcar todos Entregue] e [Marcar todos Problema]:

Essas opções servem para facilitar as ações do usuário para fazer as definições no menor tempo possível. No caso de uma nota com muitos itens e somente um deles teve problema na entrega, clique em [Marcar todos Entregue] e altere somente o item com problema. Caso tenha muitos itens com problema, clique em [Marcar todos Problema] e altere os itens entregue com sucesso.

Da mesma forma, ao finalizar a ação, o ícone colorido indicativo aparecerá à esquerda, sinalizando a condição da nota. Finalize clicando em [Fechar] para retornar à tela geral de cargas.

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