Totali Backoffice – Configuração e Exportação de Dados do EME4

Totali Backoffice | Configuração e exportação de dados do EME4 para o Totali Backoffice (envio dos dados do EME4 para tabelas “temporárias”).

Pré-Requisitos

1. Clique aqui para cadastrar almoxarifados por filial;

2. Clique aqui para cadastrar/ajustar usuários, permissões e papéis:

– O campo [ Usuário ] deve possuir, no máximo, 10 caracteres, sendo apenas letras e números (ex.: EME4, Operador1 e Caixa001);

– A utilização de caracteres especiais no campo usuário poderá acarretar erros na importação dos dados (ex.: EME_4, Operador.1 e Caixa-001);

– Os usuários com mais de 10 caracteres serão “truncados” no processo de exportação de dados colocando em risco o retorno das vendas (ex.: Operador2019 => Operador20); 

– O usuário que não estiver cadastrado como cliente gerará erro na importação no Totali, podendo o mesmo ser cadastrado manualmente no Totali;

– A unidade de negócio será enviada fixa como [ LOJA ], podendo ser alterada posteriormente no Totali.

 

Configuração

Controle Alteração Registros Integração Totali

Integração Externa > Integração Totall > Controle Alteração Registros Integração Totali

 

| Recomenda-se que o acesso a estas configurações seja restrito ao Administrador do Sistema.

 
Executar o [ EME4 ].
 
Para efetuar a configuração inicial padrão deve-se clicar no botão [ Publicar configs iniciais exportação Totali ].
 
 
 

Configurações Integração Totali

Integração Externa > Integração Totali > Configurações Integração Totali
 
 
Após realizar a ação anterior, as tabelas das abas [ Tabelas Integração Totali ] e [ Tabelas Vinculadas ] serão configuradas automaticamente. Nessas abas estão as configurações das tabelas integradas entre EME4 e Totali Commerce Backoffice.
 
No quadro [ Conexão ] são definidos os dados para conectar no banco de dados do Totali Commerce Backoffice [ PostgreSQL/Oracle ].
 
O botão [ Testar Conexão ] permite verificar se foi possível conectar ao banco de dados configurado.
 
No quadro [ Configurações ] é informada a lista de preços padrão para o Totali Commerce Backoffice, ou seja, os preços definidos nessa lista serão atribuídos aos produtos na exportação dos dados.
 
 
Na aba [ Tabelas Integração Totali ] configura-se a tabela do EME4 (origem) que será exportada para a tabela do Totali Commerce Backoffice (destino).
 
Tabela EME4: tabela do EME4 (origem) que será exportada para a tabela do Totali Commerce Backoffice;
 
Família ERP: família da tabela do ERP. Indica que esta tabela é uma família controlada na exportação para o Totali Commerce Backoffice, ou seja, qualquer modificação efetuada em seus registros gerará ocorrências a serem inseridas no Totali Commerce Backoffice;
 
Tabela Totall: tabela do Totali Commerce Backoffice (destino) que irá receber os dados da tabela do EME4;

Não Integra: marcar essa opção caso alguma tabela configurada não deva ser integrada;

SELECT (VIEW) Tabela EME4: select da view criada no banco de dados do EME4 com o nome do campo [ Tabela Totall ];

Integrar Somente Agendado: utilizado para tabelas como Parcelas CRE ou outras em que o select na view, no momento da geração do registro, não a encontrará por motivos de transações ainda abertas e não comitadas. Sendo assim, com este parâmetro, estes registros serão incluídos na tabela Totall por tarefa agendada.

| Quando houver mais de uma filial, e somente uma realiza venda ao varejo, será necessário filtrar os scripts que utilizam o campo [ IDF_Empresa ] pelo código da empresa que utiliza venda ao varejo.

 
Adicionado recentemente um novo campo chamado [ Condições Especiais ], nesse campo é possível adicionar mais filtros, a condição deve iniciar com [ AND], como no exemplo abaixo:
 
 
Na aba [ Tabelas Vinculadas ] é feita a configuração para que seja identificada automaticamente a ligação entre tabelas details/vinculadas de uma tabela da aba [ Tabela Integração Totall ].
 
Exemplo: a tabela a ser integrada com o Totali Commerce Backoffice [ M3_Cliente ] está configurada nas tabelas vinculadas como [ MTMG_PESFIS ], ou seja, caso o usuário faça alguma alteração no caso de uso pessoa física pelo select de ligação de tabelas, automaticamente o sistema irá exportar o registro de [ M3_Cliente ] para a tabela [ TI_CLI ] do Totali Commerce Backoffice.
 

| Todo select contido na Tabela Totall (caso tenha Família EME4 configurada) deve conter o atributo [ ID ] da tabela EME4 com o alias [ TABELA_ID ]. Ex: M3_CLIENTE alias atributo CLIENTE_ID.

| Todo select contido na Tabela Vinculada deve conter o filtro no where com o alias [ :TABELA_ID ]. Ex.: MTMG_PESFIS alias filtro :PESFIS_ID. Além disso, a view de integração deve ser vinculada e os campos do select devem conter todos os campos da view.

 
 
As alterações efetuadas nos registros das tabelas configuradas em [ Tabelas Integração Totali ] gerarão registros de alteração/exclusão que poderão ser visualizados na grid abaixo.
 
 
O campo [ Status Integração ] lista os seguintes possíveis valores:

Aguardando Integração (A): exportação ainda está pendente;

Integrando (I): exportação está sendo executada;

Erro (E): exportação foi executada, porém ocorreu erro;

Registro Integrado (R): registro exportado com sucesso;

View Sem Registros (S): select executado para o ID de registro que sofreu alteração no ERP não continha nenhum registro a ser exportado para o Totali Commerce Backoffice.

| Ao exportar um registro será feito, automaticamente, o insert na base de dados do Totali Commerce Backoffice. Caso a tabela esteja configurada como [ Integrar Somente Agendada ], o insert não será efetuado imediatamente, sendo necessário configurar uma tarefa agendada para realizar a exportação.

 

Agendar Tarefas

Relatórios e Indicadores > Agendar Tarefas
 
 
Essa tarefa agendada também pode ser usada para exportar novamente registros nos quais ocorreu algum erro ou que ainda estão aguardando integração.
 
Na configuração da tarefa agendada deve-se usar o método [ Reintegrar Alterações de Registros Totali ] e definir se a tarefa deve integrar somente registros aguardando integração, com erro ou ambos.
 

No controle de alterações de registros também é possível gerar a carga de registros. Ao clicar no botão [ Gerar Carga de Registros ] serão apresentadas as views que estão configuradas para integrar e estas virão marcadas automaticamente.

Ao clicar no botão [ Gerar ], todos os registros das views marcadas serão integrados. Essa geração de carga de registros integra todos os registros das tabelas que não utilizam integração agendada.

Para selecionar os registros que devem ser integrados deve-se clicar no botão [ Selecione os Registros Manualmente ].

| Para limpar a seleção efetuada em [ Selecione os Registros Manualmente ] deve-se marcar e desmarcar o checkbox da integração requerida.