EME4 – Mapeamento Grãos – Gerar NF Venda Mercado Interno – Transbordo de Mercado Interno

EME4 – Versão 05.07.00 | Geração de Notas Fiscais de Vendas Mercado Interno.

Configuração

CONSIDERAÇÕES GERAIS

1. O processo de Transbordo de Mercado Interno não é, de fato, um transbordo, porém se utiliza do caso de uso Mapeamento Grãos > Gerar Remessa Formação Lote para Exportação. Este “transbordo” não passa por pesagem, ou seja, não é gerada remessa de entrada oriunda de sua pesagem. Sendo assim, não aparecerá para exportar e o uso deste processo fará com que a quantidade transbordada para mercado interno não continue aparecendo no processo de transbordo normal.

2. O processo de Transbordo de Mercado Interno utiliza um tipo movimentação contrato/tipo documento de transbordo (Remessa de Saída) que não faz a transferência de quantidade do almoxarifado do terminal/armazém para “em trânsito”. A transferência é feita diretamente para um almoxarifado de mercado interno configurado para o terminal/armazém.

3. O tipo movimentação contrato/tipo documento deve estar configurado com [ Tipo ] = Lote Mercado Interno (Transbordo).

 

Tipo Movimentação Contrato

Mapeamento Grãos > Tipo Movimentação Contrato

 

Deve-se configurar o tipo movimentação contrato/tipo documento:

  • NF-e Venda de Mercado Interno com [ Tipo ] = Venda Mercado Interno e;
  • NF-e Remessa Mercado Interno com [ Tipo ] = Lote Mercado Interno (Transbordo) (as movimentações oriundas desta transferência serão utilizadas/disponibilizadas para vendas de mercado interno).

 

Configuração Mapa Movimentações Contrato

Mapeamento Grãos > Configuração Mapa Movimentações Contrato
 

Na aba [ Configs. Tipo Docto (Processo Grãos) ] clicar em [ + ].

Selecionar [ Casos de Uso/Processo ] = NF Venda Mercado Interno,  [ Terminal ], [ Tipo Docto ] e [ Confirmar

 

Utilização

Gerar NF Venda Mercado Interno

Mapeamento Grãos > Gerar NF Venda Mercado Interno

 

Selecionar [ Terminal ], [ Filial ], [ Contrato ], [ Tipo Docto ] (conforme Mapeamento Grãos > Configuração Mapa Movimentações Contrato), [ Produto ], [ Unidade ], [ Cliente ], [ Cond. Parc. ] e [ Primeiro Vencimento ].

Informar [ Qtde ] e [ Val. Unit. ] a ser vendido.

| A Nota Fiscal de Vendas gerada será enviada à emissão, de forma automática, caso a impressão esteja configurada no tipo de documento.

Note que, ao selecionar  [ Terminal ], [ Contrato ], [ Filial ], [ Produto ] e [ Qtde ], o grid listará as remessas que serão vinculadas à venda (quantidades carregadas somente), ou seja, remessas que estiveram presentes nos transbordos de mercado interno.

É possível visualizar, também, [ Qdade Transb. Merc. Interno ], [ Saldo Venda ], [ Qtde na Venda ], entre outras informações.

Clicar em [ Gerar ] para gerar a Nota Fiscal de Vendas de Mercado Interno conforme as informações definidas no cabeçalho.

 

Registrar Notas Fiscais

Vendas > Notas Fiscais Vendas > Registrar Notas Fiscais

 

Na aba [ Ocorrências Documento ] é gerada uma ocorrência vinculando as remessas incluídas no transbordo de mercado interno à Nota Fiscal de Venda.

Após geração da Nota Fiscal de Vendas de Mercado Interno, as remessas do transbordo de mercado interno terão seu saldo de venda abatido e não voltarão a aparecer no grid.

| Os saldos do almoxarifado de mercado interno devem ser baixados, até o momento, através de venda manual. A partir das configurações no tipo de documento, os transbordos de mercado interno aparecerão no caso de uso de geração automática.

A Nota Fiscal de Venda gerada contemplará um “gatilho” para envio da DANFE para o e-mail do cliente e demais e-mails fiscais.

| Status será “P” até a Nota Fiscal de Venda ser autorizada e o xml da DANFE estar disponibilizado na pasta.

 

2020097564