EME4Bi – Versão 05.14.00 | Alteração de Dados do Usuário usando o DBExp no EME4BI
No EME4BI não é possível logar utilizando usuários em letra minúscula.
Como o usuário administrador do EME4BI têm suas credenciais espelhadas da credencial do Banco de Dados configurado, caso o Banco possua seu login em letra minúscula, poderá ocasionar em erro.
Para resolver esse problema, é necessário usar o DBExp e alterar, via Banco de Dados, os usuários do Banco.
Executando Comandos no DBExp
Execute o arquivo DBExp.exe que fica na pasta C do EME4.
Clique no ícone ao canto esquerdo do DBExp, para efetuar login no Banco de Dados.
Na tela que abrirá, preencha os campos conforme os dados do Banco de Dados da aplicação e clique no botão roxo sinalizado abaixo para salvar as credenciais, informando um nome para a sua conexão e logo após clicando em “OK” para salvar.
Deverá aparecer a mensagem abaixo:
Clique em OK.
Quando o sistema retornar à tela de login, a sua conexão estará salva, então clique em “OK” para completar o login.
Você deverá então retornar a tela inicial.
O campo destacado em verde abaixo é onde serão inseridos os comandos SQL.
Insira o comando abaixo e clique no raio amarelo destacado abaixo ou utilize as teclas de atalho (ctrl + e) para executar o comando.
select * from tt_usu
A aba abaixo da aba de comando deverá retornar os resultados de sua instrução, ou seja, a tabela dos usuários inseridos no EME4BI.
Como é possível ver, temos dois usuários e ambos estão inseridos em letra minúscula, ou seja, é provável que não funcionem ao efetuar o login no sistema.
Alterando Dados no DBExp
Para alterar dados dos usuários na tabela de usuários, clique no ícone da folha de papel com o lápis, que permite a manutenção dos dados, e em seguida novamente no raio amarelo à sua esquerda.
Agora os campos são editáveis, portanto, tranforme todos os campos da coluna “APEUSU” inteiramente em letra maiúscula e clique no V para confirmar as alterações.
Em seguida, clique no cadeado ao canto esquerdo para bloquear as transações.
A tela deverá ficar em branco, então, clique novamente no raio e poderá confirmar que suas alterações foram de fato realizadas com sucesso quando na tabela os campos alterados estiverem diferentes: