BRConselhos – Serviços Online – Novas telas de Login, Pré-Cadastro e Recuperação de Senha

Funcionalidades disponíveis a partir da versão 03.39.00.

Descrição

Novas telas de Login, Pré-Cadastro e Recuperação de Senha.

Resumo

Foram criadas novas telas de login e pré-cadastro para a parte de requerimentos do sistema. Com a nova tela, o usuário não irá mais criar seu cadastro ao realizar o primeiro requerimento, ele deverá acessar a tela de registro antes de fazer o primeiro acesso. Neste registro inicial será enviado um e-mail de confirmação ao usuário, e só após esta confirmação é criado o usuário e cadastro no sistema. Isto garante que o usuário esteja usando um e-mail válido e que ele tenha acesso.

A nova tela de login também não permite acessos por CNPJ. Para realizar requerimentos de Pessoa Jurídica, o acesso deve ser feito por um CPF que esteja vinculado à essa empresa, esta pessoa poderá optar por utilizar o perfil pessoal ou de empresa. Desta forma, teremos logs no sistema identificando a pessoa exata que realizou cada alteração ou solicitação via requerimento, estando em conformidade com a LGPD.

Além disso, as novas telas têm um visual mais atualizado e melhorado em relação à compatibilidade com smartphones.

Parâmetros

Para ativar a nova tela de login, é necessário fazer as seguintes configurações:

1 – Definir mensagem de e-mail (Cadastro no Sistema)

É preciso cadastrar o assunto e o texto da mensagem que será enviada aos usuários para confirmação do cadastro.

Caminho: Interno >> Parâmetros >> Mensagens >> Novo

No campo ‘Motivo’ selecione a opção ‘Cadastro no Sistema’.

Cadastre o assunto e o texto conforme achar necessário. Esta mensagem pode ser usada para enviar orientações ao usuário sobre como deve ser feito o acesso.

IMPORTANTE: O texto da mensagem deve conter a variável #LinkAcesso
No envio, o sistema irá substituir essa variável pelo link de confirmação de cadastro. Caso ela não seja incluída no texto, os usuários não conseguirão confirmar seu cadastro.

Exemplo:

2 – Alterar parâmetro de tipo de acesso

Caminho: Interno >> Parâmetros >> Cadastro >> Serviços On-line

Parâmetro: Tipo de Acesso Área do Inscrito
Selecione a opção ‘Pré Cadastro

3 – Definir mensagem de e-mail (Recuperação de senha)

No procedimento antigo de recuperação de senha, o BRC envia o usuário e senha por e-mail. Visando melhor este processo e aumentar a segurança, o processo foi alterado para enviar apenas um link de alteração de senha, sem expor os dados de login do usuário.

Para utilizar, é preciso cadastrar o assunto e o texto da mensagem que será enviada aos usuários.

Caminho: Interno >> Parâmetros >> Mensagens >> Novo

No campo ‘Motivo’ selecione a opção ‘Recuperação de Senha’.

Cadastre o assunto e o texto conforme achar necessário. Esta mensagem pode ser usada para enviar orientações ao usuário sobre como deve ser feito o acesso.

IMPORTANTE: O texto da mensagem deve conter a variável #LinkAcesso
No envio, o sistema irá substituir essa variável pelo link de recuperação se senha. Caso ela não seja incluída no texto, os usuários não conseguirão acessar a tela de recuperação.

Exemplo:

Passo a passo

1 – Tela de Login

IMPORTANTE: Foi criado um novo link para a tela de login, portando, será necessário alterar as comunicações e os atalhos que o Conselho disponibiliza em seu site.

Porém, caso um usuário tente acessar pelo link antigo, este será redirecionado para a nova tela de login.

Anterior: Link Sistema + pgsrequerimento/selecionaRequerimento.aspx
Ex: https://brconselhos.com.br/brc/pgsrequerimento/selecionaRequerimento.aspx

Novo: Link Sistema + areainscrito/login/login.aspx
Ex: https://brconselhos.com.br/brc/areainscrito/login/login.aspx

A nova tela de login dispõe das seguintes opções:

  • Acesso com CPF e senha, para os usuários já cadastrados;
  • Validação do Google ReCaptcha (Nas versões v1, v2 e v3)
  • Botão ‘Registrar’, que redireciona para a tela de pré-cadastro (será demonstrada abaixo)
  • Botão de recuperação de senha (será demonstrado abaixo)

IMPORTANTE: A nova tela de login também não permite acessos por CNPJ. Para realizar requerimentos de Pessoa Jurídica, o acesso deve ser feito por um CPF que esteja vinculado à essa empresa, esta pessoa poderá optar por utilizar o perfil pessoal ou de empresa. O acesso aos requerimentos de pessoa jurídica será demonstrado no tópico 5.

2 – Tela de Pré-Cadastro

A tela pode ser acessada através do botão ‘Registrar’ apresentado na tela de login ou diretamente pelo link:
Link Sistema + areainscrito/Login/Registrar.aspx

Para realizar o pré-cadastro:

  1. Preencha o ‘Nome Completo
  2. Preencha o ‘CPF’
  3. Preencha a ‘Data de nascimento’
  4. Informe o telefone para contato
  5. Informe e confirme a nova senha
  6. Informe e confirme seu e-mail
  7. Clique em ‘REGISTRAR’

O sistema apresentará a tela abaixo, informando que foi enviado o e-mail para confirmação do cadastro.

IMPORTANTE: enquanto o usuário não realizar a confirmação do cadastro, nenhuma informação será armazenada no cadastro de pessoas do sistema, ou seja, não será possível localizar o CPF no sistema.

Exemplo de e-mail recebido, conforme mensagem configurada nos parâmetros.

Ao clicar no link de confirmação, o cadastro da pessoa será criado no sistema e será apresentada a tela abaixo. O usuário agora estará apto a fazer requerimentos.
A tela possui um link que direciona o usuário de volta à tela de login.

3 – Tela de Recuperação de senha

A tela pode ser acessada através do botão ‘Recuperar Senha’ apresentado na tela de login ou diretamente pelo link:
Link Sistema + AreaInscrito/Login/SolicitarAcesso.aspx

Para realizar a recuperação senha:

  1. Selecione o ‘Tipo de Pessoa
  2. Preencha o ‘CPF ou CNPJ’
  3. Preencha a ‘Data de nascimento’
  4. Confirme ou preencha o ReCaptcha (de acordo com a versão utilizada)
  5. Clique em ‘Recuperar a senha

O sistema apresentará a tela abaixo, informando que foi enviado o e-mail para confirmação do cadastro.

Exemplo de e-mail recebido, conforme mensagem configurada nos parâmetros.

Ao clicar no link, o sistema abre a tela de alteração de senha, onde o usuário deve informar e confirmar a nova senha.
Ao confirmar, a senha já será alterada.

O sistema confirma a alteração de senha e então redireciona o usuário novamente para a tela de login.

4 – Tela de alteração de e-mail

4.1 – Parâmetro

A tela de recuperação de senha dispõe de uma opção para alterar o e-mail cadastrado no sistema, que pode ser utilizada caso o usuário não tenha mais acesso ao e-mail e também não tem acesso ao sistema.

Porém, esta opção só é exibida se o parâmetro abaixo estiver marcado, com isso, o Conselho pode optar por disponibilizar ou não essa opção.

Caminho: Interno >> Parâmetros >> Cadastro >> Serviços On-line

Parâmetro: Permite alterar e-mail na geração de senha

4.2 – Utilização

A tela pode ser acessada através do botão ‘Atualizar E-mail Cadastrado’ apresentado na tela de recuperação de senha ou diretamente pelo link:
Link Sistema + AreaInscrito/Login/SolicitarAcesso.aspx

Para realizar a alteração do e-mail garantindo o maior nível de segurança possível, o sistema exige que o usuário confirme uma série de informações, são elas:

  1. CPF
  2. Data de Nascimento
  3. Primeiro nome da mãe
  4. Categoria
  5. Número de Inscrição (nº de registro no Conselho)

Só então ele poderá informar o novo e-mail e realizar a alteração.

Ao final do processo, o sistema envia uma mensagem ao novo e-mail com o link para alteração de senha, utilizando o mesmo padrão de mensagem da tela de recuperação se senha, conforme já demonstrado acima.

5 – Acesso PF e PJ

Se a nova tela de login for utilizada e o Conselho possuir requerimentos de PJ, será necessário realizar as configurações abaixo para que as pessoas físicas consigam acessar o perfil das empresas nas quais são responsáveis

5.1 – Parâmetros

Habilitar botão de ‘Alterar Perfil’

Caminho: Interno >> Parâmetros >> Cadastro >> ‘Aba Geral’ >> Dados Perfil

O campo possui 4 opções, que definem onde o botão de alterar perfil será exibido.
Requerimento: Exibe apenas nos requerimentos
Interno: Exibe apenas no módulo ‘Home’ do BRConselhos
Ambos: Exibe nos requerimentos e no ‘Home’
Não permitir: não exibe o botão

Habilitar tipos de vínculo

O acesso ao perfil de uma empresa pode ser concedido de duas formas, através da opção ‘Vínculos Profissionais’ ou através da opção ‘Sócios/Sociedade’ que aparecem tanto nos cadastros de PF quanto de PJ.

Para que um vínculo profissional conceda acesso ao cadastro da PJ, será necessário marcar a opção abaixo.
Caminho: Cadastro > Tipos de Vínculo Profissional

5.2 – Utilização

Vincular PF e PJ

Para que uma pessoa acesse o perfil de uma Pessoa Jurídica, ela precisa estar vinculada através da tela de Vínculos Profissionais ou como Sócio(a).
O vínculo não precisa ser de responsável técnico, apenas deve ser de um tipo que permita o acesso à PJ, conforme o configurado no item 5.1.

Exemplo de vínculo Profissional:

Exemplo de vínculo de Sócio

Acesso aos Requerimentos

Após realizar o login na tela de requerimentos com um CPF que esteja vinculado à uma PJ, clicar no menu superior direito, onde será exibida a opção ‘Alterar Acesso’.

Ao clicar na opção, é exibida a tela de alteração de acesso, onde serão listadas as empresas às quais aquele usuário tem acesso. Então é só selecionar a empresa e clicar em ‘Alterar Perfil’.

Então o sistema faz a mudança de login e exibe as opção de requerimento para Pessoas Jurídicas.

Para retornar ao perfil de Pessoa Física, basta fazer o mesmo processo.

Informações Adicionais

Obs.: este manual foi desenvolvido utilizando as configurações de interface padrão do sistema BRConselhos, sendo assim esta interface poderá apresentar diferenças na quantidade e nomenclatura de campos para determinados conselhos.


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