BRConselhos – Melhoria na Renegociação Online – Termo de Aceite com assinatura por Certificado Digital

Funcionalidade disponível a partir da versão 03.41.00.

Descrição

Este manual tem como objetivo orientar o conselho sobre como configurar o termo de aceite com certificado no processo de renegociação de débitos, além de fornecer instruções para que os inscritos possam utilizá-lo de forma autônoma e segura, sem a necessidade de contatar o conselho.

Parâmetros

Termo de Aceite

Em Interno  > Modelos de Documentos > Selecione e abra o documento que deve ser lido e assinado na renegociação > vá para Locais de Vínculo > Novo > no campo Local selecione “FINANCEIRO – Renegociação Simulação” > Salvar.

Planos de Pagamento

No módulo Financeiro > Planos de Pagamento, é possível configurar diferentes planos, que definem limites para os débitos que o inscrito pode renegociar por conta própria.

Após acessar ou criar um novo plano de pagamento, na aba Geral, no Grupo de “Termo de aceite”, vincule o Termo de aceite que possui a Renegociação Simulação (parametrizada no tópico Termo de Aceite), assim o inscrito vai ler e assinar o termo da renegociação.

Na aba ‘Filtro Pessoa’ permite dar permissão do uso deste plano de pagamento a determinados tipos específicos de inscritos.

Na aba ‘Filtro Título’, é possível definir filtros para os débitos que podem ser renegociados. Esses filtros abrangem o ano inicial e final dos débitos, o tipo de lançamento, e o complemento.

Utilização – Inscrito

O Plano de Pagamento estará disponível para o inscrito em Home > Parcelamento Online > Selecione o Plano de pagamento.

Após selecionar o plano de pagamento, escolha o(s) título(s) que deseja renegociar e, em seguida, clique em ‘Avançar’.

O sistema exibirá uma tela com os detalhes da renegociação, incluindo o valor total e o número de parcelas. Também será disponibilizado um link para visualizar o termo de aceite.

Quando clicar no link “Ler e assinar o termo da Renegociação”, abrirá o modelo de documento vinculado no plano. Então, clique em ‘Assinar’.

Selecione o certificado e clique em ‘Assinar’.

Informe o PIN da Certificação digital, clique em OK.

Será apresentada a mensagem que o processo de assinatura foi concluído, clique em OK.

Na próxima mensagem “Documento assinado com sucesso.”, clique em OK.

Clique em Concluir.

Clique em OK, para a mensagem “Parcelamento/renegociação gerada.”.

Utilização – Conselho

Em Financeiro > Consulta de Renegociações, é possível visualizar todas as renegociações realizadas no sistema, permitindo localizar pelo Tipo Renegociação Online.

Nessa mesma tela o conselho pode emitir um termo de renegociação, clique em Documentos vinculados.

Abrirá a tela para selecionar o documento que deseja visualizar. Após selecionar o documento, vá em Funções > Visualizar Documentos PDF/P7S

Clique em Gerar.

No rodapé das páginas do documento será apresentado a assinatura digital.

Informações Adicionais

Este manual foi desenvolvido utilizando as configurações de interface padrão do sistema BRConselhos, sendo assim esta interface poderá apresentar diferenças na quantidade e nomenclatura de campos para determinados conselhos.