BRConselhos – Integração – BRConselhos e API checkout Cielo

Introdução

Este documento tem como principal objetivo facilitar a configuração e utilização da integração entre o BRC e a API Checkout Cielo. 

Imagens e exemplos foram adicionados para fornecer um melhor entendimento da utilização e possíveis adaptações da aplicação, tais como suas customizações e configurações. 

Configuração

Acessar “Interno > Parâmetros > Financeiro > Integração Cartão > Botão ‘Novo’”  

 Informar a prestadora ‘Cielo Checkout’, Tipo de Integração ‘WebService’ e os dados da loja: ClientID, Secret, Nome na Fatura e URL. 

PS: ClientID e Secret são enviados por e-mail ao cliente cadastrado na Cielo. 
Url de chamada: https://cieloecommerce.cielo.com.br/api/public/v2/ 

 Informar os demais parâmetros conforme a necessidade de uso do cliente. 

 Após salvar o parâmetro, o sistema irá apresentar 2 URLs no campo LINKs Configuração Cielo. 

Estes Links precisam ser informados PELO CLIENTE no portal da Cielo, pois é através deles que a Cielo notifica o BRC quando os pagamentos são aprovados. 

Abaixo a orientação de como configurar. 

No print podemos ver que o sistema alerta o usuário para preencher a coleção ‘Tipos de Lançamento’. Esta coleção serve para definir regras mais detalhadas e específicas a cada tipo de lançamento, porém, se a coleção não for preenchida, o sistema valida os ‘tipos de lançamento’ informados no campo ‘Tipos de lançamento permitidos parcelamento’, também apresentado no print acima.

Portal Cielo

Portal: https://minhaconta2.cielo.com.br/minha-conta

O cliente deverá ter login e senha.

Acessar o caminho -> Ecommerce > api checkout > configurações >

PS: o link ‘URL de Mudança de Status’ não precisa ser preenchido.

Após esta configuração, já é possível realizar os pagamentos no BRC nos locais pré-definidos, que devem ser ativados no parâmetro:

  • Requerimentos
  • Impressão de Boletos
  • Renegociação Online/Simplificada

Pagamentos

Por se tratar do produto ‘CheckOut’ do Cielo, os pagamentos são feitos na tela da própria operadora. Ou seja, ao clicar na opção de pagamento com cartão, o BRC irá redirecionar para a tela de pagamentos da Cielo.

Neste processo, talvez seja necessário ajustar a configuração do navegador para autorizar os ‘popups’.

Com isso, há diversos ajustes na tela de pagamento que podem ser feitos através das ‘configurações da loja’ no portal da Cielo.

Tela de pagamento da Cielo:

Existem algumas telas que o usuário precisa preencher para concluir o pagamento, todas elas são de responsabilidade da própria Cielo.

Ao final do pagamento, será exibida a tela de confirmação abaixo:

Importante: considerar que a API do Checkout Cielo não necessariamente irá retornar o pagamento instantaneamente, podendo levar alguns minutos para ser aprovado. Desta forma, o débito ainda ficará em aberto no BRC até a confirmação.

Enquanto isso, o pagamento poderá ser visualizado na tela “Financeiro > Transações Cartão”, conforme abaixo.

Importante: sempre que um usuário abrir a tela de pagamento Cielo, independente de concluir ou não o pagamento, será criado um registro na tabela ‘Transações Cartão’, desta forma, é normal que apareçam diversas transações ‘não aprovadas’ nesta tela.

PS: Se a tela de transações não estiver sendo exibida, é necessário adicionar as permissões em ‘Segurança > Módulos > Financeiro > Transações Cartão > Itens > TransacaoCartao > Grupos’.

Estornos

Ao estornar um pagamento feito via Cartão, através dos movimentos dos débitos, este será automaticamente cancelado/estornado também na operadora.

Desta forma. será criada uma transação de ‘Cancelamento’ na tabela de ‘Transações Cartão’, conforme aparece no print abaixo.

Pagamento estornado no portal da Cielo.

 


Warning: Only the first byte will be assigned to the string offset in /home/datainfo/public_html/docs.datainfo.inf.br/wp-content/plugins/responsive-menu/v4.0.0/inc/helpers/custom-functions.php on line 218