Funcionalidade disponível a partir da versão 03.41.00.
Descrição
Este manual tem como objetivo orientar o conselho sobre como configurar o termo de aceite com certificado no processo de renegociação de débitos, além de fornecer instruções para que os inscritos possam utilizá-lo de forma autônoma e segura, sem a necessidade de contatar o conselho.
Parâmetros
Termo de Aceite
Em Interno > Modelos de Documentos > Selecione e abra o documento que deve ser lido e assinado na renegociação > vá para Locais de Vínculo > Novo > no campo Local selecione “FINANCEIRO – Renegociação Simulação” > Salvar.
Planos de Pagamento
No módulo Financeiro > Planos de Pagamento, é possível configurar diferentes planos, que definem limites para os débitos que o inscrito pode renegociar por conta própria.
Após acessar ou criar um novo plano de pagamento, na aba Geral, no Grupo de “Termo de aceite”, vincule o Termo de aceite que possui a Renegociação Simulação (parametrizada no tópico Termo de Aceite), assim o inscrito vai ler e assinar o termo da renegociação.
Na aba ‘Filtro Pessoa’ permite dar permissão do uso deste plano de pagamento a determinados tipos específicos de inscritos.
Na aba ‘Filtro Título’, é possível definir filtros para os débitos que podem ser renegociados. Esses filtros abrangem o ano inicial e final dos débitos, o tipo de lançamento, e o complemento.
Utilização – Inscrito
O Plano de Pagamento estará disponível para o inscrito em Home > Parcelamento Online > Selecione o Plano de pagamento.
Após selecionar o plano de pagamento, escolha o(s) título(s) que deseja renegociar e, em seguida, clique em ‘Avançar’.
O sistema exibirá uma tela com os detalhes da renegociação, incluindo o valor total e o número de parcelas. Também será disponibilizado um link para visualizar o termo de aceite.
Quando clicar no link “Ler e assinar o termo da Renegociação”, abrirá o modelo de documento vinculado no plano. Então, clique em ‘Assinar’.
Selecione o certificado e clique em ‘Assinar’.
Informe o PIN da Certificação digital, clique em OK.
Será apresentada a mensagem que o processo de assinatura foi concluído, clique em OK.
Na próxima mensagem “Documento assinado com sucesso.”, clique em OK.
Clique em Concluir.
Clique em OK, para a mensagem “Parcelamento/renegociação gerada.”.
Utilização – Conselho
Em Financeiro > Consulta de Renegociações, é possível visualizar todas as renegociações realizadas no sistema, permitindo localizar pelo Tipo Renegociação Online.
Nessa mesma tela o conselho pode emitir um termo de renegociação, clique em Documentos vinculados.
Abrirá a tela para selecionar o documento que deseja visualizar. Após selecionar o documento, vá em Funções > Visualizar Documentos PDF/P7S
Clique em Gerar.
No rodapé das páginas do documento será apresentado a assinatura digital.
Informações Adicionais
Este manual foi desenvolvido utilizando as configurações de interface padrão do sistema BRConselhos, sendo assim esta interface poderá apresentar diferenças na quantidade e nomenclatura de campos para determinados conselhos.